HomeAcademiaAS VANTAGENS DA NATAÇÃO PARA INDIVÍDUOS COM DOENÇA PULMONAR!

AS VANTAGENS DA NATAÇÃO PARA INDIVÍDUOS COM DOENÇA PULMONAR!

Antes de mergulharmos nas vantagens terapêuticas que a natação oferece aos portadores de DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica), é crucial compreender a natureza intrincada dessa condição pulmonar. A DPOC, que abarca a Bronquite Crônica e o Enfisema Pulmonar, é uma enfermidade intrinsecamente ligada ao tabagismo, manifestando-se gradual e sorrateiramente.

A DPOC desencadeia a perda da elasticidade pulmonar e a destruição dos alvéolos, resultando no aumento do Volume Residual Pulmonar (VR). Esse aumento representa a quantidade de ar necessária para evitar a aderência dos pulmões, desencadeando uma série de complicações respiratórias.

Surpreendentemente, a DPOC não é uma realidade distante, e a OMS estima que, até 2020, será a quinta condição com maior impacto na saúde. Adultos na faixa dos 60 anos começam a apresentar sintomas, tornando imperativo explorar abordagens terapêuticas inovadoras.

Faça natação na Pratique!
Faça natação na Pratique!

O que a natação faz com o pulmão?

Respiração: Por ser praticada em um ambiente úmido, a natação pode ajudar a reduzir e previnir os sintomas de asma. Também é responsável por fortalecer os músculos toráxicos, aumentando a elasticidade e o volume dos pulmões devido a prática de exercícios de respiração e ampliando a capacidade de absorver oxigênio.

Quem tem problemas respiratórios pode fazer natação?

Assim, a natação é frequentemente recomendada aos asmáticos como um meio seguro e agradável de manter a função pulmonar, aumentar sua capacidade aeróbica e melhorar sua qualidade de vida.

Quais os benefícios da natação para quem tem asma?

A natação é uma forma saudável de exercício aeróbico para pessoas com asma, especialmente para aquelas cujos sintomas são provocados por alergias ao ar livre ou temperaturas frias. A natação melhora a função pulmonar e o preparo cardiorrespiratório dos seus praticantes podendo beneficiar os asmáticos.

Pratique Fitness: Excelência em qualidade e atendimento!

As vantagens da natação para indivíduos com doença pulmonar!
As vantagens da natação para indivíduos com doença pulmonar!

Os detalhes da DPOC!

Na Bronquite Crônica, a inflamação dos brônquios pulmonares leva à produção excessiva de muco, prejudicando a mecânica ventilatória e obstruindo o fluxo de ar. Já no Enfisema Pulmonar, ocorre o alargamento anormal dos espaços aéreos, destruição de paredes alveolares e limitação do fluxo de ar, comumente após os 60/70 anos de vida.

O Volume Expiratório Forçado (VEF1) é uma medida crucial da potência expiratória, diretamente relacionada à Capacidade Vital (VC). Em casos graves de DPOC, o VEF1 pode cair para apenas 40% da VC, sendo que os sintomas aparecem quando atinge cerca de 70% da VC, indicando um estágio relativamente avançado da doença.

A natação como aliada terapêutica!

Para aqueles enfrentando a DPOC, a natação surge como uma aliada formidável. A prática regular, orientada e contínua desencadeia uma série de benefícios:

Desenvolvimento do controle respiratório: A natação aprimora a capacidade de controlar a respiração, proporcionando uma técnica que se traduz em benefícios terapêuticos para os pulmões.

Maximização do sistema cardiovascular-respiratório: A atividade cardiovascular da natação otimiza o funcionamento do sistema respiratório, beneficiando diretamente a circulação sanguínea.

Expansão pulmonar: O treinamento da musculatura acessória à respiração melhora a capacidade de expansão pulmonar, combatendo os efeitos da rigidez pulmonar associada à DPOC.

Melhoria dos parâmetros fisiológicos: A prática regular da natação contribui para melhorar os parâmetros fisiológicos, proporcionando uma resposta adaptativa positiva ao sistema respiratório.

Autonomia e qualidade de vida: A natação capacita os indivíduos a executar atividades diárias com maior facilidade, promovendo autonomia e elevando a qualidade de vida.

Fortalecimento da musculatura respiratória: A atividade constante fortalece a musculatura respiratória, contribuindo para uma respiração mais eficiente.

Começar agora!
Começar agora!

Respirando fundo: passos práticos!

Caso a DPOC faça parte do seu dia a dia, a busca pela natação como terapia é um passo significativo. Consulte seu médico para obter orientação específica e, em seguida, explore uma academia com programas de natação adaptados. Professores especializados em natação estão preparados para criar um programa personalizado que se alinhe às suas necessidades e objetivos.

Entender que o caminho pode ser desafiador, mas com determinação, dedicação e cuidados apropriados, os resultados serão tangíveis. A natação não é apenas uma atividade recreativa; é uma ferramenta terapêutica poderosa, transformando os oceanos de desafios da DPOC em mares de possibilidades para uma vida mais plena. Não apenas flutue, nade na direção de uma vida mais saudável e respirável!

Entre em contato com uma unidade Pratique e comece agora mesmo os seus treinos!

As vantagens da natação para indivíduos com doença pulmonar!
As vantagens da natação para indivíduos com doença pulmonar!

Pratique Fitness: a opção perfeita quando o assunto é academia!

Conheça uma das nossas unidades!
Conheça uma das nossas unidades!

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS