HomeNataçãoComo a Natação Ajuda na Asma?

Como a Natação Ajuda na Asma?

Normalmente, as pessoas que tem alguma dificuldade respiratória e procuram uma orientação médica, para saber que esporte fazer para melhorar a qualidade de vida, a indicação será a natação. Mas como a natação ajuda na asma? A doença pode ser controlada com a atividade sendo recomendada?

Muitas pessoas são afetadas por alguma complicação nas vias áreas. Algumas delas são crônicas e podem ser até fatais. Às vezes não são amenizadas apenas com medicamentos e precisam de uma atividade física como suporte para suportar eventuais crises.

Neste artigo, você vai entender melhor o que é a asma e como ela pode ser minimizada com a prática frequente da natação. Lembrando que, é imprescindível ir a uma consulta médica antes de começa qualquer modalidade esportiva, justamente para saber se você está apto para dar início de imediato ao seus planos.

Mas o que é a asma e por que a natação ajuda na asma?

Muitas pessoas confundem doenças como asma, bronquite e alergias. Além do diagnóstico médico, é preciso saber como lidar com cada uma e analisar como se comportam no seu organismo, qual o grau de danos que podem acometer o seu corpo e trazer mais problemas a longo prazo.

A asma se caracteriza pela inflamação crônica dos brônquios e diminui consideravelmente a capacidade respiratória. Os sintomas são: falta de ar, dores no peito e tosse seca. O grau de intensidade varia de pessoa para pessoa. Não é fatal, mas pode ser causa para outras consequências fatais.

A natação pode ajudar, na medida em que melhora a função pulmonar e amplia a potência cardiorrespiratória dos praticantes desse atividade. O ar que respiramos ao nadar é quente e úmido, umidificando mais as vias aéreas.

Quais são os outros benefícios que os nadadores podem ter?

Agora que sabemos como a natação ajuda na asma, temos que nos informar em que mais, esse esporte considerado um dos mais completos, pode acrescentar a mais para o condicionamento físico e mental de uma pessoa:

  • Tonifica os músculos.
  • Promove a prevenção de lesões articulares
  • Equilibra a circulação cardíaca, sendo eficiente para os batimentos cardíacos serem mais compensados.
  • Proporciona mais flexibilidade e resistência corporal.
  • Aumenta a autoestima e autoconfiança, sendo indicada para quem tem depressão e outros distúrbios.
  • Desenvolve a coordenação motora.

Mesmo sendo de baixo impacto e não ser adequado para quem ter um corpo trincado e busca a hipertrofia do corpo, nadar relaxa e faz bem para o bom funcionamento do organismo. Serve para todos as idades e geralmente, é praticada em piscinas climatizadas e com acessórios como pranchas e halteres para complementar os treinos.

Ainda podemos pôr como consequência de como a natação ajuda na asma, a possibilidade da retirada de algumas medicações e da famosa bombinha, que praticamente, todo asmático usa. As idas as consultas médicas poderão ser mais espaçadas e o sistema imunológico do paciente pode ser fortificado e combater a doença.

A Pratique Fitness tem aulas de natação para todas as idades, desde o pequenos e os mais idosos. A disponibilidade de horários e preços em conta, são vantagens oferecidas pela rede. O que você está esperando para ter mais disposição, ficar longe do estresse a da suscetibilidade em ter problemas respiratórios?

Quer saber mais como a natação ajuda na asma? Visite o site https://www.pratiquefitness.com.br e converse com os profissionais, que podem tirar as suas dúvidas sobre os exercícios e seus benefícios. Busque uma das unidades!

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS