A natação faz bem?

0
218

A dúvida sobre se a natação faz bem ou não faz é constante entre as pessoas. Trata-se de uma modalidade bastante popular, mas isso não quer dizer que ela seja uma verdadeira unanimidade, e de fato não é.

Conhecer mais informações sobre esse tipo de prática pode te ajudar a definir se vale a pena se jogar nela ou não, ou se é melhor simplesmente não fazer de jeito nenhum.

Abaixo nós comentaremos, portanto, se a natação faz bem ou não faz. Veja as nossas dicas e as nossas análises, porque com certeza vão te ajudar a tomar a melhor decisão possível!

Descubra de uma vez por todas se a natação faz bem ou não faz

Saber se a natação faz bem ou não é algo que muitos querem, porque todo mundo fala dos benefícios da prática, mas não colocam as desvantagens, e isso pode trazer insegurança para alguns indivíduos. A seguir nós falaremos um pouco mais sobre isso, apresentando primeiramente os benefícios de se jogar nessa atividade, sem tirar da mente os malefícios que talvez ela possa trazer consigo! Confira:

  • Mais equilíbrio muscular – Uma das provas de que a natação faz bem é que com ela você ganha equilíbrio muscular, uma vez que trabalha o corpo todo de forma integral, tudo ao mesmo tempo. Isso te ajudará a se movimentar melhor não apenas dentro da água, mas principalmente fora dela;

  • Mais recuperação de lesão – Pessoas que se lesionam precisam em algum momento retomar à atividade física, e buscar modalidades sem impacto é um excelente caminho. Se você se forçar a fazer algum trabalho no solo pode agravar a situação, então o ideal é aproveitar mesmo opções que se enquadrem nesse prisma da fluidez, como a hidroginástica e natação;

  • Mais aprimoramento cardiorespiratório – Se você tem algum tipo de problema no coração ou nos seus pulmões não vai demorar a descobrir que a natação faz bem, e muito bem para você! Ela te ajuda a trabalhar esses sistemas corporais de forma mais intensa e mais funcional do que acontece em outras atividades feitas fora da água, então é uma incrível opção para esse fim;

  • Mais potência na circulação sanguínea – Se, por outro lado, você sofre com problemas de circulação no sangue vale muito a pena apostar nessa modalidade também, porque no meio líquido os esforços físicos te ajudam a trabalhar fortemente as suas veias e artérias, e isso também se combina ao desenvolvimento do seu coração;

Entenda os problemas que a natação pode trazer

Algumas pessoas que sofrem com alergias respiratórias ou dermatológicas podem ter problemas com a natação, por ela ser praticada em um meio bastante químico. Existem muitos agentes na água da piscina, afim de torna-la livre de bactérias e de vírus. Dependendo da gravidade do seu quadro a atividade em questão pode trazer dificuldades, mas não é uma certeza.

Seja como for, é fundamental conversar com seu médico a respeito, para chegar a um acordo do que é melhor para você. Sem o aval de um especialista não se deve fazer a natação, e nenhum tipo de atividade física também. Averiguar como está a sua saúde e quais são as modalidades mais adequadas para às suas necessidades específicas deve ser sempre a prioridade.

Agora, se você entende (junto à profissionais) que para você a natação faz bem vale a pena conhecer a Pratique! Nós temos um espaço maravilhoso para essa prática, além de profissionais de ponta para te ajudar nesse processo. Conte conosco e venha com a gente, porque temos tudo para te ajudar e para te fazer crescer!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here