HomeAcademiaA IMPORTÂNCIA DOS ESPORTES NA INFÂNCIA: UMA VISÃO ESSENCIAL!

A IMPORTÂNCIA DOS ESPORTES NA INFÂNCIA: UMA VISÃO ESSENCIAL!

A introdução dos esportes na infância é essencial para manter uma criança saudável. Afinal, o sedentarismo está relacionado a inúmeras doenças e, hoje, é um assunto a ser debatido.

Crianças que não se exercitam apresentam maiores chances de se tornarem obesas. Isso faz com que surjam inúmeras condições clínicas de origem física e mental.

Portanto, para manter o seu filho longe desses problemas, nada melhor do que estimular uma vida ativa e repleta de bons hábitos.

Em diversas unidades da Pratique, temos aulas de natação para estimular uma rotina ativa para a criançada, principalmente! Procure a academia que tem natação mais perto de você e não perca tempo para colocar sua filho para dar tchibum na água!!

Neste post, falaremos mais sobre a importância dos esportes para os pequeninos e informaremos algumas das melhores opções disponíveis para eles.

Qual é a importância da prática de esportes na infância?

O esporte permite que a criança desenvolva a motricidade e a coordenação motora. Além disso, essa prática faz com que melhore a agilidade e a flexibilidade corporal, potencializa os reflexos, a velocidade e a resistência ao esforço físico.

Qual a importância do esporte na vida escolar?

Ele cita a melhoria do sistema cardiorrespiratório e da coordenação motora; o aumento do tônus muscular e da força física; a redução dos riscos de contrair doenças crônicas e o desenvolvimento da noção do espaço corporal, do sentido de disciplina e da capacidade de persistência e perseverança e de traçar estratégias.

Como o esporte ajuda no desenvolvimento?

Cidadania: o esporte eleva a autoestima e traz a sensação de integração/pertencimento. Com a distribuição de papéis e o convívio com as regras e diferenças individuais, a criança passa a se ver parte de algo maior, além de ampliar a consciência em relação aos direitos e deveres.

Pronto para saber mais a respeito? Continue a leitura e confira!

Pratique Fitness: O Cuidado que você merece!

A importância dos esportes na infância: uma visão essencial!
A importância dos esportes na infância: uma visão essencial!

O sedentarismo é mais comum do que parece!

Acima, abordamos brevemente alguns dos principais problemas que o sedentarismo pode proporcionar para os mais jovens. Porém, também é de suma importância que você entenda como a falta de atividade física é extremamente comum na rotina do homem moderno.

Uma criança em idade escolar, por exemplo, permanece em suas aulas por, pelo menos, 5 horas diárias, de acordo com a média nacional. Na maior parte desse tempo, o aluno fica sentado, observando as orientações do professor e exercitando o conteúdo que foi ministrado na classe.

Para distrair seu filho, de uma rotina repetida e cansativa, procure meios para coloca-lo ativo, como na natação. Na Pratique temos aulas de natação, com horários flexíveis para sua rotina!

Saiba mais
Saiba mais

Ao voltar para casa, eles se alimentam e logo se sentam para assistir à televisão, para mexer no smartphone ou para ficar no computador. Podem estudar mais um pouco, mas, logo chega a hora de se alimentar e dormir. No dia seguinte, tudo se repete.

Tirando as aulas de Educação Física (que costumam ser de, no máximo, 2 horas por semana), as crianças de hoje praticamente não se exercitam. Eles perdem parte do prazer em brincar de maneira ativa com os seus amigos, o que prejudica o seu desenvolvimento físico e até mesmo social.

De acordo com a OMS, Organização Mundial da Saúde, jovens entre 5 e 17 anos de idade devem praticar pelo menos 1 hora de atividade física diariamente para se manterem saudáveis.

Portanto, nada melhor do que utilizar os esportes para ajudar a suprir essa demanda, que é imprescindível para a saúde dos mais novos.

Alguns dos melhores esportes para uma vida ativa!

Agora que você já entendeu a importância de uma vida ativa, chegou a hora de falarmos sobre algumas das melhores opções para os mais jovens. Não se esqueça de que essas são somente algumas recomendações. Portanto, procure observar a modalidade ideal de acordo com o perfil do seu filho. Afinal, não há nada pior do que praticar aquilo que não se tem nenhum interesse, não é verdade?

Artes marciais!

As artes marciais ajudam a desenvolver a disciplina, a perseverança e uma série de princípios importantes e que são utilizados durante toda a vida.

Fora isso, elas são extremamente eficazes para o desenvolvimento do condicionamento físico e da coordenação motora. Ou seja, os benefícios são inúmeros.

Para quem está em dúvida sobre qual escolher, saiba que existem inúmeras opções, como Muay Thai, Karatê, Boxe, Judô e Jiu-jitsu, entre outras.

Natação!

A natação é popularmente conhecida como o esporte mais completo de todos. E isso não é por acaso: nadar ajuda a fortalecer todos os músculos do corpo e é uma alternativa excelente para aprimorar o condicionamento físico.

Para quem tem problemas respiratórios, existem poucas alternativas mais saudáveis e mais eficazes do que a natação. Certamente, é uma excelente escolha.

Dentre todas essas opções, temos certeza de que uma pode ser a escolha adequada para o seu pequenino! Afinal, o mais importante é garantir que eles se divirtam enquanto se exercitam e desenvolvem hábitos saudáveis que irão beneficiá-los ao longo da vida. Portanto, incentive-os a participar de atividades físicas que eles gostem e desfrutem desse caminho para uma infância mais ativa e saudável.

Natação na Pratique é bom demais!

Conheça a Pratique
Conheça a Pratique

Entre em contato com uma unidade Pratique e comece agora mesmo os seus treinos!

A importância dos esportes na infância: uma visão essencial!
A importância dos esportes na infância: uma visão essencial!

Sempre tem uma academia Pratique perto de você!

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS