Atividade física para crianças. Qual a melhor?

16
1266
Atividade física para crianças.
crianças na academia praticando atividade física

No passado as atividades físicas faziam parte das próprias brincadeiras das crianças: pega-pega, rouba-bandeira, queimada, morto-vivo e tantas outras. Além de lúdicas, essas brincadeiras promoviam a saúde física.

Atualmente as coisas mudaram! As cidades cresceram e já não é mais tão seguro brincar na rua. Nesse contexto, as novas tecnologias ganharam maior atenção das crianças e, com isso, a rotina dos pequenos passou a ser marcada pelo sedentarismo.

Para se adaptar a essa realidade, é importante que as crianças tenham atividades físicas regulares e programadas, por exemplo, através de aulas específicas. Não dá mais para contar que elas vão exercitar o corpo brincando com os amigos!

Contudo, é preciso considerar que o exercício físico para as crianças, apresenta algumas particularidades. Vamos falar sobre isso.

Como escolher a melhor atividade física para crianças?

Existem três fatores essenciais a serem observados na hora de escolher a melhor atividade física para crianças: o ambiente, o ritmo e a ludicidade. Naturalmente, você não vai colocar uma criança na academia para praticar musculação e outras atividades próprias para os adultos!

A resistência térmica das crianças é mais vulnerável do que a dos adultos. Portanto, o ambiente ideal para a prática de exercícios físicos delas deve ser arejado e fresco. A hidratação constante através de água, do consumo de frutas e sucos devem acompanhar a rotina das atividades.

Embora os pequenos sejam mais agitados, é necessário cuidar para que não exagerem. Deve-se estabelecer com o profissional responsável um período de tempo sistemático relacionado à atividade e incentivar a criança a outras práticas, que equilibrem a educação do corpo com outros aspectos necessários ao seu desenvolvimento.

Além disso, é importante que o lúdico seja um componente da atividade física para crianças. A ludicidade é fator essencial no desenvolvimento humano, estimula a manutenção da prática de exercícios e facilita o aprendizado para eles.

[newsletter-shortcode]

Algumas alternativas de atividades físicas para crianças.

Agora que você já sabe quais as condições ideais, vamos oferecer algumas sugestões de atividades físicas para crianças.

Aula de luta

As artes marciais, capoeira e outras lutas podem ser uma boa alternativa para o desenvolvimento físico das crianças. Elas devem ser acompanhadas por um profissional responsável, que também trabalhe os aspectos éticos da luta, de modo que contribuam para o equilíbrio emocional.

Esportes

Os esportes também são muito atrativos para as crianças e tem ludicidade inerente. Deve-se considerar como alternativa tanto os esportes tradicionais, como o futebol, vôlei e natação, quanto esportes radicais, como skate, patins, escaladas, dentre outros.

Atividades lúdicas e culturais

A dança é uma das principais alternativas nesse contexto e promovem uma relação íntima e criativa com o corpo. Outra alternativa é o circo, que envolve diversos exercícios que favorecem o equilíbrio, elasticidade e criatividade.

Ioga

Atualmente existem aulas de ioga apropriadas para crianças. Além de trabalhar a elasticidade e resistência física, essa atividade é favorável ao desenvolvimento emocional e pode ser uma boa aliada na educação de crianças muito agitadas ou agressivas.

Com todas essas opções, deve-se considerar o gosto da criança na hora de escolher. A melhor atividade física para crianças, será sempre aquele que desperta maior interesse, pois, favorecerá o comprometimento com a prática.

É importante que a atividade física não seja para a criança apenas mais uma obrigação, mas uma parte prazerosa da sua rotina, que ofereça como retorno o fortalecimento da sua saúde física e mental.

Você ainda tem dúvidas sobre o assunto? Quer compartilhar suas experiências? Vamos interagir! Deixe um comentário.

16 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here