A prática de exercício físico é benéfica em qualquer idade. Mas, no caso de pessoas idosas, é essencial quando se trata de impedir a perda de massa muscular. Portanto, conheça 10 dicas sobre a ginástica idosos.

Na Academia Pratique Fitness você pode praticar essa atividade aeróbica para pessoas de idade com professores ótimos e que irão fornecer o melhor auxílio para você melhor seu condicionamento físico.

Muitas pessoas que conforme ficam mais velhas, evitam sair de casa e se movimentar, porém isso pode prejudicar totalmente a sua saúde. Dessa forma, saiba sobre dicas sobre a ginástica idosos e comece a praticar você mesmo!

Entenda algumas dicas sobre a ginástica idosos

A ginástica para idosos é um programa de fitness em que possui a intenção de melhorar a saúde física e mental de pessoas mais velhas, bem como em manter a sua autonomia para realizar atividades diárias e retardar o aparecimento de doenças associadas com esta idade.

Assim, saber sobre algumas dicas sobre a ginástica idosos é essencial. Além disso, estudos científicos mostram que a ginástica para idosos é uma ferramenta indispensável para combater o envelhecimento do corpo e da mente.

  • A Organização Mundial da Saúde recomenda exercícios físicos 2 a 3 vezes por semana, em sessões de 40 a 50 minutos.

Recomenda-se a realização de exercícios cardiovasculares de baixo impacto, como por exemplo, passear no parque, academia, ginástica e etc.

As caminhadas são um exercício de baixo impacto, mas de ótimo resultado para os idosos.

  • Esse tipo de exercício permite que você exercite os membros inferiores do corpo enquanto aumenta o bombeamento de sangue para o coração, melhorando a oxigenação do corpo.

Portanto, sabemos que o envelhecimento é um processo natural do corpo, mas podemos melhorar a qualidade do envelhecimento do corpo, alcançando uma melhor qualidade de vida através de dicas sobre a ginástica idosos.

Conceito de ginástica

A ginástica pode ser definida como a forma sistematizada de exercícios físicos projetados para fins terapêuticos, educacionais ou competitivos.

  • A ginástica terapêutica consiste em uma série de exercícios selecionados que ajudam a amenizar o desconforto físico ou a restaurar funções para pessoas com deficiência.
  • A ginástica educacional é um programa que instrui os alunos em táticas que incluem força, movimento, harmonia, ritmo, equilíbrio, equilíbrio e agilidade.
  • A ginástica competitiva consiste em uma série pré-estabelecida de testes, cada qual com pontuações para determinar um vencedor.

A ginástica também é uma técnica que contribui através de exercícios físicos ou mentais para o desenvolvimento harmônico do corpo ou da mente.

  • Neste último caso, falamos de ginástica mental, que contribui para o exercício das funções do cérebro, através de exercícios de memória, observação, coordenação, comparação, etc., que permitem usar as funções do cérebro de maneira mais otimizada e aumentar a capacidade cognitiva.

Por que a ginástica é importante para os idosos? Dicas sobre a ginástica idosos

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), com mais de 60 anos, devemos fazer exercícios regularmente.

Portanto, não devemos apenas praticar esportes, exercícios ou atividades cardiovasculares. Para evitar a perda de tecido muscular típico do envelhecimento, também é necessário realizar uma atividade que exige força.

Além disso, quando se trata de evitar quedas e manter nossas habilidades físicas, também devemos incluir nossos exercícios de rotina que trabalham com equilíbrio e flexibilidade.

Portanto, conheça 10 dicas sobre a ginástica idosos que motivam você a começar a praticá-la:

Os 10 benefícios da atividade física em idosos

  • Diminui o risco de doenças cardiovasculares.
  • Diminui da depressão, estresse e ansiedade.
  • Melhora os reflexos e o equilíbrio, ajudando a evitar quedas e inchaços.
  • Aumenta a flexibilidade e a mobilidade das articulações, ajudando a prevenir doenças como osteoartrite, artrite e fraturas.
  • Mantém o peso corporal.
  • Fortalece os músculos.
  • Melhora a interação social.
  • Melhora a qualidade de vida da pessoa.
  • Aumentar a independência.
  • Aumentar a autossatisfação.

Agora que você sabe sobre as 10 dicas sobre a ginástica idosos e seus benefícios, procure iniciar uma atividade física para melhor sua saúde e movimentar seu corpo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here