A natação fortalece quais músculos?

0
210

As academias de todo o Brasil, tem sido muito procurada por pessoas que desejam realizar a pratica de atividades na água. Mas a principal dúvida de todos eles é: a natação fortalece quais músculos?

A natação é muito procurada por ser uma atividade de pouco impacto, que pode ser praticada por todas as pessoas. Entre elas, pessoas que tenham algum tipo de problema na coluna ou lesões nos joelhos.

As atividades na agua, são mais procuradas por serem uma forma mais agradável de praticar algum exercício físico. A água proporciona uma temperatura mais agradável, comparada a atividades feitas ao ar livre.

A Natação fortalece quais músculos durante as aulas?

Para entender as mudanças no corpo que esse tipo de atividade física pode realizar, é precisa saber que a constância nas aulas, fazem toda a diferença. Entenda melhor o processo, e saiba como as aulas de natação alonga os músculos:

  • 1º mês – período de adaptação: no primeiro mês de aula, seu corpo passa por uma adaptação do meio aquático e também ao estilo da aula. Nessa etapa são apresentados aos alunos os estilos e as técnicas de nado que serão praticadas no decorrer das aulas. Nessa fase o aluno também aprende a ter equilíbrio, e a respirar de maneira adequada, aprende as técnicas corretas de imersão, propulsão e saltos;
  • 2º mês – resistência, ganho de força e flexibilidade: já no segundo mês das aulas de natação alonga os músculos, você pode verificar que seu corpo já tem mais resistência e que já pode nadar por mais tempo. A força muscular está muito ligada ao estilo do esporte e aos movimentos efetuados como: Crawl, costas, peito e borboleta. Cada um desses movimentos trabalha uma parte especifica do corpo, o que consequentemente causa um aumento da massa magra na região;
  • 3º mês – Endorfina: No terceiro mês de treino de natação, o corpo começa a liberar mais endorfina, o hormônio produzido pelo nosso próprio corpo responsável por aumentar a disposição, o sistema imunológico e até mesmo aliviar dores. Combinado com o trabalho de endurance (distancia), o metabolismo é capaz de se acelerar, fazendo com que você atinja seus objetivos gradualmente;
  • 4º mês – queima de gordura: A natação além de fornecer fortalecimento para os músculos, ela é um esporte que colabora com a queima de gordura corpórea, melhorando muito a qualidade de vida de quem a pratica;
  • 5º mês – Músculos definidos e fortes: a partir do 5º mês da pratica dessa atividade física, é possível observar que os músculos já estão mais definidos e fortes. Isso é possível devido, a resistência da água e aos movimentos realizados no decorrer das aulas. Mas é claro que isso só será possível, com um treino constante e com o máximo de dedicação nas aulas.

Principais músculos trabalhados na aula de natação:

Para as pessoas que buscam definição e fortalecimento muscular, saiba que a natação é a atividade mais indicada. Confira os tipos de movimentos e quais os grupos musculares trabalhados nessa modalidade de aula:

  • Peito: Trabalha os músculos das costas em geral e a batata da perna;
  • Costas: Trabalha os músculos das costas, glúteos, barriga, peito e parte traseira das coxas;
  • Crawl: Auxilia na definição muscular das costas e de todo o braço;
  • Borboleta: fortalece e define os ombros e braços.

Por serem exercícios realizados na água, o impacto é bem menor, o que permite que os praticantes se dediquem mais nas aulas. E assim, adquirir o fortalecimento dos músculos do abdome, lombar, pernas, peito, panturrilhas, costas e braços.

Se você ainda tem dúvidas sobre a natação fortalece quais músculos, converse com um professor dessa modalidade. Certamente você irá se apaixonar pela pratica dessa atividade física.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here