Tudo sobre a ginástica da terceira idade
A ginástica é um componente vital para que os idosos possam viver mais e se sentirem mais fortes em sua velhice. Saiba tudo sobre a ginástica da terceira idade e seus benefícios.
Em quase todos os estudos, o exercício prova melhorar a saúde cardiovascular, resistência e densidade óssea. Ao mesmo tempo, a prática também reduz o risco de doenças crônicas, como diabetes e obesidade.
Todos esses benefícios para a saúde são cruciais para todos. No entanto, eles são especialmente importantes para pessoas da terceira idade, pois à medida que envelhece, o seu corpo começa a perder algumas habilidades naturalmente.
Por que a ginástica da terceira idade é benéfica?
Ao envelhecer você inevitavelmente está lutando contra a gravidade e o tempo. É uma batalha que você não pode vencer, apenas tentar viver um estilo de vida saudável e preventivo, e a ginástica da terceira idade desempenha um papel vital para isso.
A aptidão idosa significa envelhecer melhor
A ginástica da terceira idade é diferente da de uma pessoa de 20 anos. Em vez de ir até o limite em uma sessão de HIIT, a atividade física para idosos consiste em incorporar a atividade gradualmente em sua vida diária.
Existem certos exercícios que os idosos devem focar, mas, o mais importante é que estes exercícios sejam algo divertido e que seja possível de se manter. Alguns exemplos de ginástica para a terceira idade são: hidroginástica, yoga, dança, pilates e alongamento.
Especialistas afirmam que não importa quais exercícios você faça, o aspecto mais importante a se concentrar é na funcionalidade. Isso significa que você deve dar preferência para aqueles exercícios que você pode incorporar em suas atividades cotidianas.
A construção de força na perna e no núcleo para poder realizar tarefas diárias simples são muito importantes. Portanto, a ginástica para a terceira idade deve também ter foco na construção de força em todo o corpo.
Benefícios da ginástica da terceira idade
- Reduza o risco de quedas
Vemos muitos idosos tendo quedas em seus anos de maturidade. Para evitar isso nesta etapa vida, é preciso se concentrar na criação de força corporal. Isso garante a capacidade de equilíbrio ao caminhar e se movimentar e reduz o risco de queda.
Portanto, você precisa implementar muitos exercícios funcionais em sua rotina. A adição de pesos é uma maneira fantástica de criar uma simulação semelhante às tarefas diárias que você pode encontrar e por isso, este tipo de atividade costuma está muito presente na ginástica da terceira idade.
- Viva mais
Segundo a Organização Mundial da Saúde, levar um estilo de vida sedentário é uma das dez principais causas de morte e incapacidade. Mesmo exercícios suaves e regulares, podem aumentar a expectativa de vida em cerca de três a cinco anos.
- Redução do risco de acidente vascular cerebral ou ataque cardíaco
Exercícios cardiovasculares regulares, como caminhada rápida, ciclismo ou dança – qualquer coisa que aumente a frequência cardíaca – aumentará o fluxo sanguíneo para o coração e aumentará sua saúde geral.
- Melhor densidade óssea
Exercícios com pesos, como caminhar ou correr, podem ajudar a aumentar a força dos ossos e reduzir o risco de desenvolver osteoporose e fraturas.
- Prevenir ou atrasar a doença
O exercício é um remédio eficaz para muitas condições crônicas. Estudos mostram que pessoas com artrite, doenças cardíacas ou diabetes se beneficiam da atividade regular. Também pode ajudar no controle do colesterol alto; auxiliando na redução do risco de doenças cardíacas e derrame.
A ginástica na terceira idade, é importante para manter a qualidade de vida e saúde! Faça uma aula experimental e surpreenda.