Tudo sobre o boxe no brasil

As lutas de boxe, tiveram origem há muitos anos atrás, nas civilizações gregas e romanas. No Brasil, o boxe ganhou força, e fez muitos lutadores campeões. O boxe no Brasil, hoje é referência para muitos países.

Conheça a história do boxe no Brasil

O boxe chegou no brasil no início do século XX, através de imigrantes alemães e italianos, no estado de São Paulo e do Rio Grande do Sul. Já a primeira luta de boxe no Brasil, foi no ano de 1913, na cidade de São Paulo.

O primeiro boxeador que teve sucesso no Brasil, foi o Benedito dos Santos, que ficou conhecido como Ditão. No ano de 1923 em suas três primeiras lutas, ele conseguiu ganhar dos seus adversários sem nenhum tipo de dificuldade, levando todos a nocaute ainda no primeiro round.

Após ter feito isso, ele conseguiu uma luta com o campeão mundial da época, e apesar de começar bem a luta vencendo o primeiro round, Ditão foi massacrado, e derrotado, tendo ainda como consequência um derrame, que o fez parar de lutar.

Com isso, o boxe brasileiro foi criticado por profissionais do mundo inteiro tendo uma grande desvalorização deste esporte, que chegou a ser proibido até o ano de 1925.

A volta do boxe no Brasil

Depois da proibição do boxe no Brasil ser revogada, ele pode voltar, voltando a ter lutas em um clube na cidade de São Paulo. Foi aí que a ascensão deste esporte no país começou.

Foi aí que surgiu a criação do ranking, e os primeiros grandes treinadores do país, o que chamou a tenção de atletas que vieram treinar de toda a parte do país e de alguns países.

A profissionalização do boxe no Brasil

No ano de 1932 foi criada a federação de boxe no Brasil, assim, os atletas brasileiros puderam começar a disputar os títulos internacionais. Em 1933 foi a primeira vez que o Brasil participou de um campeonato internacional na Argentina.

Os lutadores da seleção brasileira, eram todos cariocas, isso, porque somente no Rio de Janeiro o boxe era legalizado pela federação.

Já no ano de 1940 foi inaugurado o ginásio do Pacaembu, onde ocorreram diversas e grandes lutas de brasileiros e de estrangeiros de todo o mundo.

Nesta época surgiu o primeiro grande lutador brasileiro, o Zumbanão, que este em seus melhores momentos entre os anos de 1935 até 1950, neste período ele realizou cerca de 140 lutas, e venceu metade delas por nocaute.

O grande momento do boxe no Brasil

O boxe no Brasil teve o seu grande momento no ano de 1950, onde a luta se tornou popular e foram descobertos muitos lutadores excepcionais. Já nas décadas de 1960 e 1970, foi onde a lenda brasileira Éder Jofre, que ficou entre os primeiros lutadores mundiais.

Em 1961, Éder alcançou o 1° lugar na sua categoria, após derrotar um irlandês que ocupava esta posição. Ele conseguiu manter o seu cinturão até o ano 1965, quando foi derrotado por um lutador japonês.

Principais nomes do boxe no Brasil

Depois de Jofre, os boxeadores mais famosos foram:

  • Maguila no ano de 1980;
  • Popó no ano de 1990;

Atualmente o boxe no Brasil, ainda é reconhecido, e sempre está entre as principais disputas mundiais, incluindo as olimpíadas. Há tempos não temos um grande nome de destaque, como os citados acima, mas ainda assim o esporte continua sendo uma referência.

Sendo assim, pudemos conhecer um pouco mais sobre a história do boxe , e como este esporte cresceu e ganhou força, mesmo diante de diversos obstáculos. Atualmente o boxe pode ser praticado por pessoas de todas as idades, que podem encontrar com facilidade, as aulas em diversas academias.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pratique Google