Qual o melhor: pilates ou musculação para idosos

Cada vez mais a importância das atividades físicas para pessoas na terceira idade é reforçada e, de fato, os benefícios são valiosos para a qualidade de vida. Mas é preciso saber escolher o exercício mais adequado para você, quer saber qual? Descubra qual é melhor: pilates ou musculação para idosos.

Os idosos requerem cuidados a mais do que pessoas mais jovens, isso porque sua musculatura, articulações e estrutura óssea são comprometidas com o passar da idade.

Quando os idosos praticam o exercício ideal todos esses problemas citados anteriormente são amenizados, por isso e por outros motivos que é tão importante praticar exercícios físicos.

Qual o melhor: pilates ou musculação para idosos

Não é possível dizer pontualmente qual é melhor, o pilates ou a musculação para idosos. Apesar de essas atividades trabalharem a definição muscular, cada uma delas possui a sua própria metodologia.

A musculação pode ser melhor para uma pessoa, mas pode não ser para outra. Isso é válido para qualquer atividade, por pessoas de qualquer idade. Por isso é essencial conhecer um pouco mais de cada modalidade.

A musculação é o tipo de exercício físico mais famoso no mundo inteiro. Seu objetivo é o ganho de massa muscular através do levantamento de peso. São usados equipamentos, barras, halteres, enfim, tudo aquilo que você já conhece.

O pilates também trabalha a definição muscular, porém o intuito dele não é fazer isso com o levantamento de peso, mas, sim, através do peso do próprio corpo.

Os equipamentos usados no pilates são bem diferentes dos utilizados na musculação. A maioria deles é focada nos alongamentos e equilíbrio do corpo. Para os idosos que possuem problemas nas articulações, muitas dores nas costas e não querem ficar carregando peso, o pilates pode ser bem mais interessante.

A musculação é mais indicada para aqueles idosos que tem por objetivo emagrecer e ganhar massa magra, fortalecer a musculatura. Quando os exercícios são feitos corretamente também é possível eliminar dores.

Para ter a certeza de qual é melhor: pilates ou musculação para idosos, o recomendado é passar por uma avaliação médica com um fisioterapeuta ou relacionados.

Benefícios dos exercícios físicos para idosos

  • Perda de peso.
  • Definição muscular.
  • Maior flexibilidade.
  • Aumenta a coordenação motora.
  • Combate doenças como colesterol alto e diabetes.
  • Fortalece o sistema cardíaco (muito importante para os idosos).
  • Aumenta o ciclo social.
  • Combate doenças como depressão, ansiedade e estresse.
  • Melhora a autoestima.
  • Ameniza dores nas costas e nas articulações.
  • Melhora a qualidade de vida de maneira significativa.

É imprescindível o acompanhamento de profissionais

Seja no pilates ou na musculação para idosos, é imprescindível que qualquer atividade física seja acompanhada por um profissional da área. Isso deve acontecer com todas as pessoas, em qualquer idade, mas a atenção aos idosos deve ser reforçada.

Isso porque, como já dissemos, a estrutura óssea e articulações podem estar debilitadas e qualquer exercício realizado de maneira incorreta pode agravar mais esse quadro.

Pessoas que realizam aparelhos ou atividades erradas costumam desenvolver muitas dores nas costas e nas articulações. Sempre procure academias que contem com bons profissionais.

Quando os profissionais são capacitados eles têm a competência de elaborar um plano de exercícios especial para cada cliente. Ou seja, o idoso terá um plano baseado nas suas particularidades (caso haja alguma dor ela será pontualmente combatida, por exemplo).

Em resumo, para descobrir qual é melhor, pilates ou musculação para idosos, consulte um profissional e faça uma avaliação. Feito isso, procure uma academia com bons profissionais para garantir que os treinos só trarão benefícios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pratique Google