Natação para idosos ou academia?

1
1487

Hoje em dia, os idosos ganharam espaço no mundo da educação física. Alguns procuram pelas aulas de natação para idosos, outros preferem a musculação da academia. De fato, a terceira idade está cada vez mais atenta a saúde e não deseja perder mais tempo.

Há academias especializadas na terceira idade que contam com uma enorme demanda de alunos. Além da grande procura, também pode-se contar com uma vasta oferta de profissionais capacitados em prover o melhor treino para este tipo de público.

Além das academias, grupos de idosos tomam as ruas de manhã ou à tardezinha para fazerem suas caminhadas e corridas. O grupo garante uma melhor sincronia de velocidade e tempo entre os envolvidos.

Natação para idosos – Conheça os benefícios

A natação é altamente indicada para pessoas de todas as faixas etárias, mas é sistematicamente recomendado à terceira idade. O ato de nadar não possui uma formula padrão, podendo ser intenso, leve ou moderado, o que depende do perfil do praticante.

Os benefícios proporcionados pela natação, podem ser sentidos desde a correção da postura corporal até a melhora de quadros de sinusite e rinite. A sua prática trabalha praticamente todos os músculos do corpo, fortalecendo os membros inferiores e superiores.

Ao nadar, o praticante aumenta a sua capacidade pulmonar e sente uma significativa melhora em relação a possíveis problemas respiratórios. Além de todos esses benefícios, o ato de nadar proporciona um alto gasto calórico, sendo assim, eficiente na perda de peso.

Por se tratar de um esporte debaixo d’água, a natação possui um risco mínimo de lesões. Por isso esta prática é tão recomendada para o público da terceira idade, além de ser altamente indicada às pessoas que possuem osteoporose ou problemas nos joelhos.

Hidroginástica para idosos

Os idosos sempre estiveram nas academias. Antes, em menor número, se limitavam apenas à área de hidroginástica. Hoje em dia, ocupam também os demais espaços como as aulas de yoga, dança de salão e musculação.

No entanto, entre as diversas práticas da academia e modalidades de natação, a hidroginástica continua sendo a favorita da terceira idade. Isso se dá porque é de uma atividade de baixa intensidade, que é eficiente na melhoria do sistema respiratório e cardiovascular.

A hidroginástica é considerada uma prática segura, com baixo risco de lesões, pode ser resumida como: movimentos leves embaixo da água. Acompanhada por música e por um instrutor, a aula acontece em grupo e faz a alegria dos envolvidos.

Exercícios indicados para pessoas idosas

Além da prática de Natação para idosos, existem também outras modalidades de exercícios que podem atrair a atenção dos mais velhos. Entre as práticas que mais condizem com seus hábitos está a yoga e musculação.

A yoga consiste em combinar posições de alongamento e fortalecimento ao mesmo tempo em que pratica o controle da respiração. Além dos elementos físicos, a prática da yoga também envolve um culto à espiritualidade dos seus participantes.

A yoga é recomendada para todos os tipos de pessoas, mas é especialmente indicada às pessoas estressadas que desejam se desligar da rotina e imergir pra dentro de si. Seu objetivo é a busca pelo equilíbrio espiritual, por isso sua prática acontece em ambientes calmos e silenciosos.

A musculação também é recomendada para os idosos, porque ajuda no fortalecimento dos músculos. Mas é importante que qualquer pessoa antes de iniciar sua prática, procure por um instrutor para que este possa fazer uma série de exercícios de acordo com o seu perfil.

Tanto as áreas de Natação para idosos como o ambiente da academia, são espaços que foram ocupados pela terceira idade. Mas entre as duas opções, a natação segue liderando a lista de favoritismo e também de recomendações médicas.

1 COMENTÁRIO

  1. É de suma importancia que as pessoas em determiadas faixa etaria, entendam como é essencial praticar esportes, nao apenas Natação. Esporte ajuda à Viver. Essas oportunidades sao imperdiveis. obrigada. – Boa noite

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here