HomeAcademia Pratique FitnessAula de hidroginástica para idosos

Aula de hidroginástica para idosos

Nos dias atuais, chegar na terceira idade já não é mais sinônimo de ficar apenas somente em casa em frente à televisão, pois já se pode encontrar diversos idosos com um dia a dia mais ativo, e principalmente realizando aula de hidroginástica para idosos e com outros hábitos saudáveis.

Normalmente, a aula de hidroginástica na terceira idade é considerada como uma ótima opção para os idosos que estão procurando cuidar mais do corpo, além da mente e da saúde, de uma forma geral.

Dessa forma, é possível dizer que não é à toa que essa atividade é sempre indicada pelos médicos tanto para os idosos como para as gestantes, sendo que a leveza dos movimentos e o prazer que a prática de tal atividade garante faz com que não haja qualquer contraindicação.

Conheça mais sobre a aula de hidroginástica para idosos

A aula de hidroginástica para idosos é conhecida como uma atividade física realizada em ambiente aquático, em que trabalha a musculatura dos membros inferiores e superiores em uma única aula.

No entanto, muitos dos movimentos que são realizados na água, podem precisar do uso de equipamentos, como os espaguetes, macarrão e as pranchas, os quais são geralmente disponibilizados nas próprias academias.

Já em relação a roupa recomendada para a prática da atividade, saiba que não existe muitos segredos, pois para as mulheres idosas basta apenas usarem maiô e os homens sunga.

Além disso, é obrigatório o uso das toucas, a qual é capaz de proteger o cabelo e o couro cabelo, além ainda de preservar a higiene dentro da piscina.

Confira os benefícios da aula de hidroginástica para idosos

Normalmente, com o avanço da idade, o organismo do indivíduo acaba por sofrer diversas mudanças que não são muito boas, como:

  • Declínio da densidade dos ossos;
  • Redução da capacidade aeróbica;
  • Perda da musculatura;
  • Equilíbrio afetado;
  • Redução do ritmo.

Mas, é possível desacelerar tal processo de envelhecimento e fazer com que ocorra a degeneração orgânica tendo uma alimentação correta, além de exercitar a mente e praticar atividades físicas adequadamente, como a aula de hidroginástica para idosos.

A aula de hidroginástica para idosos é considerada como uma atividade extremamente indicada, sendo que pode proporcionar inúmeros benefícios para o corpo sem gerar impactos ruins.

Normalmente, a aula de hidroginástica para idosos é recomendada devido ao fato de a água diminuir o impacto das atividades e não ter qualquer risco de queda, o que gera danos para aqueles que possuem uma idade mais avançada.

Assim, é possível então se exercitar e ainda fortalecer o corpo sem que qualquer efeito que prejudique o corpo, como forçar as articulações, por exemplo.

Com isso, confira abaixo, quais são os principais benefícios que a hidroginástica pode oferecer aos idosos, como:

  • A hidroginástica melhora no condicionamento cardiovascular;
  • Ela é capaz de ativar a circulação sanguínea;
  • A atividade física aumenta a funcionalidade de todo o sistema respiratório;
  • Fortalecimento da musculatura;
  • Melhora a flexibilidade;
  • Desenvolver a coordenação motora e também o equilíbrio;
  • E, por fim, realiza toda a manutenção da densidade dos ossos.

Além de todos esses benefícios, a aula de hidroginástica para idosos é capaz de acabar com a ansiedade e a depressão, pois com a prática dos exercícios, a endorfina é liberada, onde essa é uma substância orgânica capaz de causar aquela sensação de prazer e de satisfação.

Portanto, os indivíduos que realizam com frequência a aula de hidroginástica para idosos junto com uma reeducação alimentar, são capazes de conseguirem alcançar não somente saúde, mas também muita alegria e bem-estar, o que melhora a qualidade de vida.

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS