Musculação terapêutica para idosos

O exercício é uma parte importante da vida diária de quase todos principalmente para os idosos. Algo que está muito comum atualmente é a musculação terapêutica para idosos, entenda melhor o que é.
A musculação terapêutica para idosos são exercícios os fins terapêuticos controlados com um monitor de frequência cardíaca. Ela além de queimar gordura, melhorando saúde dos idosos, é ótima para a condição física.
Segundo os especialistas, os idosos devem se movimentar sempre e estarem fazendo atividade física para o corpo. Se você está dentro desse meio, você pode aproveitar os muitos benefícios do exercício e viver uma vida mais saudável.

Benefícios da musculação terapêutica para idosos
A musculação terapêutica para idosos ajuda a melhorar a resistência em conjunto com a força. – Ela melhora o equilíbrio dos idosos, sendo útil para evitar quedas, que é algo muito comum nessa idade. – Pode prevenir ou retardar o aparecimento de doenças, como doenças cardíacas, diabetes ou osteoporose. – Pode melhorar as funções cognitivas (o funcionamento do cérebro). – Além de tudo isso ela pode melhorar o humor e lutar contra a depressão. Para a maioria dos idosos com 65 anos ou mais, é seguro se exercitar, mas é sempre necessário o acompanhamento médico e de um profissional de treinamento.- Alguns exemplos de doenças que melhoram com o exercício físico são as doenças cardíacas, pressão alta, diabetes e artrite.
O melhor caminho para melhorar sua saúde
Existem quatro tipos de exercício que podem ajudar a evitar lesões nas articulações, dores musculares e melhorar a flexibilidade e a capacidade cardiovascular. É importante incluir todos os quatro tipos em sua rotina de exercícios, principalmente a musculação terapêutica para idosos para ajudar na saúde corporal e mental.Exercícios de resistência
– Melhora a respiração e a frequência cardíaca. Melhora a saúde do coração, dos pulmões e do sistema circulatório. Ele infunde energia.- Pode incluir as seguintes atividades: caminhar, correr, dançar, nadar, andar de bicicleta, jogar tênis, jogar basquete, subir escadas.
Exercícios de força
– Fortalece os músculos.- Pode incluir as seguintes atividades: a musculação terapêutica para idosos, levantar peso na academia, flexões, agachamentos e outros.
Exercícios de equilíbrio
– Previne quedas.- Pode incluir as seguintes atividades: ficar em um pé só, andar com um pé na frente do outro, em linha reta e fazer yoga.
Exercícios de flexibilidade
– Alonga os músculos, mantém a agilidade e a facilidade de movimento.- Pode incluir as seguintes atividades: alongamento e yoga.
Com que frequência devo exercitar?
Recomenda-se que os idosos realizem pelo menos duas horas e meia de exercícios aeróbicos moderados (como caminhadas rápidas) por semana. Você também deve treinar musculação e exercícios de força pelo menos 2 dias por semana.- O equilíbrio e a flexibilidade podem ser treinados todos os dias.
Devo aquecer ou alongar antes do exercício ou depois?
Se aqueça 5 minutos antes de cada sessão de exercícios.- Caminhar na esteira e depois alongar são boas atividades para o aquecimento antes de exercícios.

Dicas de segurança e saúde
Se você tem mais de 50 anos e não está acostumado a fazer exercícios, consulte seu médico antes de iniciar uma rotina de exercícios. Outras razões para consultar o médico antes de iniciar a musculação terapêutica para idosos são as seguintes:- Tontura ou dificuldade para respirar.
- Dor ou pressão no peito.
- Coágulos sanguíneos.
- Infecções.
- Feridas que não cicatrizam.
- Inflamação nas articulações.
- Procedimento cirúrgico recente.
- Hérnia.