HomeAcademia Pratique FitnessTudo sobre o boxe luta origem

Tudo sobre o boxe luta origem

O boxe luta origem foi disseminado pelo mundo todo, e nos dias de hoje, ultrapassa a prática olímpica, estando também presente nas academias. As academias souberam aproveitar a popularidade desta modalidade, investindo em estrutura e instrutores, para cada dia mais conquistarem novos adeptos.

Entender a história das lutas marciais, é entender a sua filosofia e os principais responsáveis pela disseminação da prática, para que assim, não se esqueça as suas reais intenções, que vão muito além de nocautes no adversário.

Qualquer tipo de esporte, e principalmente as modalidades de lutas, exigem muito equilíbrio para se ter um alto desempenho, por fim, com o boxe, não é diferente. Saiba mais.

Boxe luta origem, o que é?

Para começar a entender o boxe luta origem, primeiramente é necessário saber que ele é um desporto de combate que coloca frente a frente, dois lutadores que se enfrentam em busca do título de melhor.

É uma arte marcial agressiva, mas que, ao contrário de outras modalidades, como o muay thai, se utiliza apenas os punhos, tanto para defender, quanto para atacar.

O termo boxe deriva da expressão inglesa “to box” que significa bater, ou bater com os punhos, o chamado pugilismo. É praticado a milhares de ano, mas como tudo que se dissemina pelo mundo, sofreu transições e culminou no conhecido boxe dos dias de hoje.

Origem do boxe

O boxe luta origem começou a ser praticado na Grécia e em Roma e era uma prática bastante violenta e desumana, pois os lutadores enfrentavam-se até a morte. O boxe foi adotado como luta olímpica pela primeira vez em 668 a.C.

Com a queda do Império Romano, perdeu-se um pouco a cultura do boxe, mas tudo leva a crer que que ele continuou a ser praticado, considerando que a sua prática foi registrada no fim do século 6, no sul da Inglaterra.

O fortalecimento dom boxe no século 17

Para entender um pouco mais sobre o boxe luta origem, após um período conturbado, em que não houve qualquer evolução da modalidade, o boxe se popularizou na Inglaterra.

Os competidores passaram a lutar por dinheiro e a partir daí, começaram a surgir novas técnicas. Houve a introdução do jogo de pernas e o jogo ofensivo. Houve a necessidade de regulamentar o esporte, pois como foi dito, era um esporte mega violento. A partir daí, criou-se novas regras, confira:

  • Os combates passaram a ser dentro de um ringue de cordas da forma como hoje é conhecido;

  • Os lutadores começaram a ser divididos por pesos e categorias;

  • Os lutadores utilizavam sempre as luvas de boxe durante um combate, acabaram-se então, as lutas de punho nu;

  • Passou-se a utilizar uma proteção nos dentes;

  • O público ficou separado dos atletas;

  • Cada assalto tinha a duração de três minutos com intervalos de um minuto entre eles para que os atletas conseguissem recuperar as suas forças.

O boxe no Brasil

O boxe chegou ao País com os emigrantes alemães e italianos no final do século 19 para início do século 20. Os primeiros combates foram realizados nas docas de Santos e Rio de Janeiro entre marinheiros europeus.

A partir da década de 60, o boxe ganhou um novo significado no Brasil com o pugilista Éder Jofre, que foi campeão mundial em 1961 e 1973. Temos depois, em 1986, o conhecido Adilson Maguila Rodrigues, também teve papel fundamental para disseminação do esporte.

Entre outras personalidades importantes que podemos citar são, Acelino de Freitas, mais conhecido como Popó. Foi campeão mundial em 1999 ao vencer o russo Anatoly Alexandrov, o que inspirou milhares de praticantes brasileiros.

Gostou de saber sobre o boxe luta origem? Comente o que achou e compartilhe esta fascinante história com os amigos.

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS