HomeBoxeTudo Sobre o Boxe Golpes

Tudo Sobre o Boxe Golpes

Entender tudo sobre o boxe golpes é fundamental para começar a desenvolver uma afinidade com o esporte. Muitos ignoram a parte essencial de estudar as lutas marciais movimentos e já querem logo ir executando, o que pode atrapalhar, até porque, são os golpes que determinam o ritmo da luta.

Boxe ou pugilismo é um esporte de combate no qual os lutadores calçam luvas acolchoadas e utilizam as mãos para atacar e defender. O objetivo no boxe é desferir golpes para pontuar ou nocautear o oponente, seguindo um conjunto de regras predeterminadas.

A luta só acaba quando um dos oponentes ficam completamente impossibilitados de executar os movimentos ou até mesmo reagir. Apesar de existirem as categorias de pesos, não podemos dizer que o boxe é apenas desferir socos, mas é a definição de uma luta cheia de estratégias.

Tudo Sobre o Boxe Golpes

Confira tudo sobre o boxe golpes

Para começar a entender tudo sobre o boxe golpes, entenda que por ser uma luta que foca em socos e golpes, teremos como principais e únicas ferramentas, os punhos. O boxe possui apenas cinco golpes, entenda uma pouco mais sobre cada um:

  • Jab

O jab é desferido com a mão da frente da guarda e por isso é sempre mais rápido, porém mais fraco. É o golpe mais utilizado tendo em vista que utiliza menos energia, controla o ritmo e a distância da luta e serve para pontuar de forma segura.

O jab é realizado com uma pequena rotação do torso para aumentar o impacto do golpe. Após, a mão deve retornar o mais rápido possível para a guarda.

  • Direito

O direto é desferido com a mão de trás da guarda e por isso é mais lento e, por ganhar mais impulso, bem mais forte. O direto exige uma rotação maior do torso e um pequeno impulso com a perna para ganhar mais potência.

  • Cruzado

O gancho é desferido com um movimento semicircular curto que visa atingir a lateral da cabeça ou do torso do adversário. Sua principal diferença para um cruzado é o ângulo de ataque bem mais aberto.

  • Uppercut

O uppercut é um golpe desferido de baixo para cima que visa atingir o queixo do oponente. Geralmente é desferido com a mão de trás da guarda, tendo em vista que é um golpe lento que visa causar maior impacto

Tudo sobre o boxe golpes, a postura influencia na execução

Entender tudo sobre o boxe golpes é também entender sobre a movimentação durante a luta. A postura correta lhe dará força sólida em cada mão e ainda permitirá a você se defender com eficiência se você for contra-atacado.

A postura correta no boxe dará a você um bom alcance com ambas as mãos sem que você precise avançar muito para deferir o golpe ou ficar vulnerável e ser levado a perder o equilíbrio.

A postura correta permitirá a você lançar uma grande variedade de golpes sem deixá-lo totalmente exposto. A postura correta permitirá que você fique firme no chão, mas ainda tenha habilidade de se mover fora do alcance se for necessário.

Tudo Sobre o Boxe Golpes

Da posição a execução dos golpes

Para que entenda tudo sobre o boxe golpes, é preciso que fique claro em sua mente que, a posição perfeita irá possibilitar também, uma execução de golpes perfeitos. Os princípios gerias dos movimentos do boxe são a parte inferior do corpo e a parte superior do corpo.

Entendendo isso, você consegue entender a relação da movimentação com a estratégia de golpes.

Gostou de saber tudo sobre o boxe golpes? Comente o que achou e compartilhe com os amigos.

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS