Natação Para Bebê Recém-nascido

A natação para bebê recém-nascido é uma ótima alternativa para introduzir e estimular os pequenos em uma atividade física desde cedo. Muitas das vezes, não é do conhecimento dos mais as inúmeras alternativas de exercício para bebes, exercícios esses que podem combater algum problema de saúde.

Há muitos mitos em relação ao sistema cognitivo da criança, mas um recém-nascido já é completamente apito para realizar atividades do tipo. Mas é claro, com um acompanhamento profissional altamente e devidamente qualificado.

Há uma maturação de todo o corpo do bebê nos primeiros quinze meses de vida. O desenvolvimento cognitivo é tudo aquilo que a criança vai aprender, ou seja, o conhecimento. O processo cognitivo tem início nos reflexos do recém-nascido e progride por fases, a natação é uma ótima forma de estimular isso.

Natação Para Bebê Recém-nascido

Natação para bebê recém-nascido

É considerada uma criança recém-nascida até os 28 dias de vida. É completamente possível que uma criança dessa idade pratique atividades na água devido a memória uterina. Há muitas controvérsias em relação a qual idade deve-se colocar um bebê para nadar.

Uns dizem que é permitido somente a partir dos 6 meses, mas no geral, os pais devem ir ao pediatra para ele avaliar se o bebê pode ir às aulas de natação, pois ele pode ter problemas respiratórios ou de pele que podem agravar com a natação.

Além disso, é importante os pais escolherem uma piscina que oferece boas condições para trocar e preparar o bebê para as aulas e verificarem se o cloro está com pH 7, neutro, e se a água está na temperatura ideal, que é entre 27 e 29ºC.

Natação para bebê recém-nascido, motivos para colocar

Após cumprir com todas as precauções antes de colocar o bebê na aula, você deve saber que a natação para bebê recém-nascido irá proporcionar inúmeros benefícios como:

  • Melhora da coordenação motora do bebê;

  • Estimula o apetite;

  • Aumenta o vínculo afetivo entre os pais e o bebê;

  • Previne algumas doenças respiratórias;

  • Ajuda o bebê a engatinhar, sentar ou andar mais facilmente;

  • Ajuda o bebê a dormir melhor;

  • Ajuda na resistência respiratória e muscular do bebê.

Além disso, a piscina relaxa o bebê, pois a piscina lembra quando o bebê estava dentro da barriga da mãe. As aulas de natação para bebê recém-nascido devem ser orientadas por um professor especializado e pelos pais e a primeira aula deve durar cerca de 10-15 minutos, aumentando depois para 30 minutos.

As aulas não devem durar mais que 30 minutos porque o sistema de regulação de temperatura do bebê ainda não se encontra bem desenvolvido e a sua capacidade de atenção ainda é mínima.

Natação Para Bebê Recém-nascido

Dicas para as aulas

Na aula de natação para bebê recém-nascido, é recomendado o bebê usar fraldas especiais, que não incham ou vazam na água, facilitando os movimentos, contudo, elas não são obrigatórias.

Além disso, o bebê não deve ser alimentado até 1 hora antes da natação e não deve ir às aulas de natação quando estiver doente ou com resfriado. O bebê pode mergulhar na piscina com a presença do professor, mas só depois de 1 mês de aulas de natação.

Os óculos de natação só são recomendados a partir dos 3 anos de idade. O uso de tampões auriculares pode causar eco e assustar o bebê, use com cuidado.

É normal o bebê se assustar na primeira aula. Para o ajudar, os pais podem fazer brincadeiras com o bebê durante o banho para ele se acostumar com a água.

Gostou do conteúdo sobre natação para bebê recém-nascido? Comente o que achou e compartilhe.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here