Treinamento Musculação para Gestantes

0
263

À medida que seu bebê se cresce, seu corpo passará por mudanças para dar acomoda-lo melhor. Mas será que o treinamento musculação para gestantes pode ser mantido?

A medida que sua barriga cresce, as dúvidas e as dificuldades da rotina aumentam, e é natural ter alguns questionamentos, afinal, você só quer garantir a segurança sua e do bebê.

As articulações dos quadris e do corpo durante a gravidez estão mais soltas, devido a liberação de hormônios e seu corpo está mudando, por isso, alguns cuidados são essenciais.

Treinamento Musculação para Gestantes

Treinamento musculação para gestantes – Riscos

Ao contrário do que muitos podem imaginar, o treinamento musculação para gestantes pode ser seguro e até mesmo benéfico para a mãe e para o bebê.

Para isso, é preciso que sejam observados alguns cuidados durante a execução dos exercícios e claro, que seja acompanhado da avaliação prévia do médico e sua liberação.

As mulheres que correm algum tipo de risco de parto prematuro, por exemplo, podem precisar ter cautela com peso e qualquer tipo de atividade mais intensa após o primeiro trimestre.

Isso é algo que deve sempre ser conversado com o médico e é preciso ter cuidado ainda com determinadas posições, já que podem aumentar o risco de acidentes.

Após o primeiro trimestre é recomendado que se evite qualquer posição de exercício que demande a postura do estômago para baixo.

E ficar deitada de costas durante o segundo e terceiro trimestre é problemático por causa de uma veia importante, chamada de veia cava, que transporta sangue desoxigenado para o coração.

Esse cuidado é importante porque o peso do útero pode pressionar essa veia e interferir no fluxo sanguíneo para o bebê. Mas não se preocupe, com o acompanhamento certo os exercícios podem ser adaptados para cada mulher.

Levantar pesos de maneira imprópria, também pode resultar em um músculo lesionado, ou complicação maior, como uma hérnia, por exemplo.

Quais os cuidados necessários

Ter o acompanhamento de um profissional que seja habilitado, responsável para orientar quanto as posições e movimentos corretos durante o treino é algo fundamental.

Algumas dicas gerais para levanta mento de peso na gravidez e que podem ser levadas tanto para o cotidiano quanto para o treino de musculação para gestantes é:

  • Dobre sempre os joelhos, não a cintura, para pegar um peso ou objeto.
  • Mantenha suas costas o mais reto que conseguir
  • Não faça movimentos bruscos ou repentinos ao se levantar ou agachar durante a gravidez.

Torna-se ainda mais importante estes cuidados porque o sistema esquelético e de apoio está mudando para dar equilíbrio ao corpo e a mulher estará mais suscetível a acidentes ou lesões.

Treinamento Musculação para Gestantes

Benefícios da musculação

A musculação oferece benefícios mentais, já que o treinamento musculação para gestantes pode ajudar a aliviar os sintomas de depressão, aumentar a sensação de bem-estar e relaxamento.

Além disso, dependendo da forma como é realizado o treino, é possível trabalhar com determinados grupos musculares que podem ser fortalecidos e auxiliar na hora do parto, além de ajudar a diminuir a dor durante a gestação.

É sempre importante reiterar que o melhor a se fazer é conversar com seu médico sobre suas aflições e preocupações para garantir quais atividades são seguras ou não.

Lembre-se, cada mulher é única e cada organismo reage de uma maneira diferente durante a gravidez. Por isso, vá com calma e não force seus limites ao fazer exercícios de academia.

Com estas dicas, com certeza seu treinamento musculação para gestantes se tornará uma atividade segura para você e seu bebê!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here