Conheça os benefícios da caminhada para seu corpo

2
853

A caminhada é um exercício físico simples, que pode ser praticado em diferentes níveis de intensidade e que qualquer pessoa pode fazer! Para te dar aquela motivada e despertar a disposição para começar, listamos alguns dos benefícios dessa atividade física tão democrática.

Ao caminhar regularmente você melhora a circulação sanguínea

Não é à toa que médicos indicam a caminhada como uma prática saudável, que pode prevenir ou reduzir os danos diante das mais diversas doenças. Durante o exercício, seu fluxo sanguíneo irá aumentar, auxiliando na dilatação dos vasos e isso terá como resultado a redução da pressão arterial, tonificação do músculo cardíaco e melhor irrigação dos tecidos periféricos.

A caminhada também faz bem para a cabeça!

Durante a prática de qualquer atividade física, o organismo libera endorfinas, que são responsáveis pela sensação de bem-estar, relaxamento e alegria. Como a caminhada é um exercício físico, então, se você caminhar com frequência vai deixar a tristeza e o mal humor para trás!

Aquele soninho enjoado o dia todo também vai embora

São inúmeras as pessoas que sofrem com sonolência durante todo o dia e dormem mal. A coisa vira uma bola de neve e parece que não se descansa nunca! A caminhada pode ajudar a combater isso, pois como todo o corpo se movimenta durante o exercício, o gasto de energia faz com que você se sinta cansado na hora certa: hora de dormir.

Além disso, substâncias estimulantes, como a adrenalina são liberadas no caminhar, deixando você mais disposto nas horas que seguem ao exercício. Aí, fica a dica: caminhe antes da realização das atividades que te demandam produtividade e à noite você desencasará em paz.

Caminhando sempre, se você não emagrecer, também não vai engordar

É muito provável que ao começar a caminhar com frequência você irá emagrecer, afinal, pense bem: se você não praticava nenhuma atividade física e, de repente, começa a fazer uma, vai gastar mais calorias e queimar mais gorduras do que antes. No entanto, o processo pode ser mais lento que em outras atividades, por ser um exercício leve. De toda forma, o resultado mínimo será equilibrar o peso.

A caminhada acelera o metabolismo e o mantém acelerado mesmo após a sua prática. É possível que depois de algum tempo caminhando você queira fazer atividades mais elaboradas também e esteja mais condicionado para isso.

Uma dica, se você quiser que a caminhada tenha um efeito mais intenso de emagrecimento é fazê-la com um ritmo mais acelerado, aumentando aos poucos, até chegar à corrida e, depois, fazendo intervalos entre uma caminhada mais suave e uma mais intensa. Mas respeite seus limites e use tênis confortáveis para não acabar com dores e lesões!

Ficou animado com todos esses benefícios que a caminhada te oferece? Então, antes de começar, dá uma olhadinha nesse texto que mostra como correr corretamente e, é claro que algumas dicas também valem para a caminhada.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here