Você sabia que a pele também sai ganhando com a prática regular de atividades físicas? Durante os exercícios todo o corpo trabalha em conjunto, por isso tantos benefícios são proporcionados por esse hábito. Aqui você poderá conhecer um pouco mais sobre o que a  prática regular de atividade física pode fazer para a sua pele:

Mais firmeza e elasticidade para a pele

A prática de atividades físicas estimula a produção de substâncias e melhora a absorção de diversos nutrientes pelo corpo. Como efeito disso temos a facilitação da produção das células que processam as fibras. Qual é o impacto disso? Uma pele mais firme e elástica devido às propriedades do colágeno e da elastina, que são mais preservados e processados pelo organismo.

Ameniza o aspecto de cansaço e suas consequências

Sim, praticar exercícios físicos cansa! Mas é um tipo de cansaço diferente do estresse do dia a dia. Ao praticar atividades físicas você coloca o seu corpo em atividade, estimulando as mais diversas funções internas do organismo. Dentre elas, destacamos a produção de endorfina e serotonina. Isso quer dizer que você terá, no mínimo, dois benefícios que vão te ajudar a diminuir a aparência de cansaço: a melhora do humor e melhores noites de sono. Mais alegria e menos olheiras!

Reduz a ocorrência de acnes, cravos e espinhas

Durante os exercícios é comum transpirar bastante, esse processo auxilia na eliminação de células mortas e impurezas da pele. O resultado é o mesmo que o da esfoliação ou da utilização de produtos que ajudam a abrir os poros. Porém, através da transpiração, o processo acontece de forma natural.

Além disso, o fluxo sanguíneo na derme irá aumentar, assim como em todo o corpo. O resultado? Redução de cravos, espinhas, acnes e até manchas. Pois esses são efeitos do acúmulo de células mortas e outras sujeiras que “grudam” nos poros.

Atividades físicas proporcionam maior oxigenação da pele

Como mencionamos antes, as atividades físicas aumentam o fluxo sanguíneo. Esse aumento proporciona uma melhor irrigação da pele, o que favorece a hidratação natural e maior oxigenação. Tudo isso permite que as células funcionem de forma mais eficaz. Qual será o reflexo disso? Uma pele saudável, macia, corada e mais jovem!

Atualmente, existem estudos que buscam compreender os benefícios das atividades físicas para a pele. Uma dessas pesquisas realizou um experimento com idosos e identificou certo “rejuvenescimento” da pele a partir da adoção de uma rotina de atividades físicas.

E temos mais notícia boa! Quer potencializar os efeitos dos exercícios físicos na pele? Combine-os com hábitos alimentares saudáveis! Isso mesmo, alimentos integrais e frutas também são excelentes para o bom estado da pele.

Claro que não adianta comer bem e praticar exercícios físicos, outros cuidados também são necessários, evite o excesso de:

  • Sol;

  • Vento;

  • Água salgada;

  • Cloro.

E não esqueça de sempre usar o protetor solar! Além de evitar doenças, ele é o melhor aliado que você pode ter para uma pele saudável.

E você, já viu na prática os efeitos das atividades físicas na pele? Que tal colocar em prática? Conte suas experiências e percepções nos comentários!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here