HomeAcademia Pratique FitnessSaiba a importância da Vitamina A

Saiba a importância da Vitamina A

A vitamina A é conhecida principalmente pelos benefícios que traz à visão. Mas, saiba que ela é um nutriente fundamental para o corpo por vários outros motivos. Ao ser absorvida pelo organismo, por exemplo, ela auxilia na diferenciação celular, fortalecendo o sistema imunológico também.

Essa vitamina pertence ao grupo de lipossolúveis. É encontrada em alimentos de origem vegetal – na forma de carotenoides – e de origem animal – na forma de retinóides. Veja a seguir outros benefícios e informações sobre a vitamina A.

Auxilia nos resultados da prática de exercícios

A vitamina A é utilizada na síntese das proteínas e na produção de glicogênio. Isso faz com que ela contribua para o crescimento muscular e para a manutenção da energia do corpo, necessários às atividades de alta intensidade.

Faz bem para a pele

Essa vitamina é fundamental para a manutenção da integridade e das funções das células da pele e das mucosas. Além disso, ela tem função antioxidante, o que contribui para a prevenção à acne e retarda o envelhecimento natural.

Ajuda a prevenir infecções

A pele e as mucosas são responsáveis pela primeira defesa do organismo contra infecções das vias respiratórias, sistema urinário e digestivo. Dessa forma, como consequência direta da vitamina na manutenção da integridade das células, ela auxilia a prevenir essas infecções.

Efeito antioxidante

Já mencionamos que a vitamina A tem função antioxidante. E os benefícios dessa função para o corpo não se limitam a retardar o envelhecimento! Ao evitar ações dos radicais livres, ela contribui para o combate à arteriosclerose, tumores, doenças da pele, catarata, entre outros problemas fisiológicos.

Vitamina A na medida certa!

Como sempre acontece na nutrição, o ideal é o equilíbrio, visto que o excesso ou a falta podem causar problemas.

Sua deficiência pode causar o agravamento de infecções simples, como a diarreia, o endurecimento das mucosas do sistema respiratório, urinário e gastrointestinal, estresse, inflamações na pele, ressecamento dos olhos e cegueira noturna. Além do pouco consumo de alimentos ricos na vitamina, sua deficiência pode estar relacionada a interações negativas no organismo que prejudicam a sua absorção, como o excesso de fibras e o abuso de álcool.

Por outro lado, como mencionamos, seu excesso também é prejudicial à saúde. Quantidades altas de vitamina A no organismo podem causar dores nos ossos e articulações. Além de queda de cabelo, ressecamento da pele, tontura e outras reações negativas.

Fique atento!

Alimentos com boa concentração de vitamina A

Para uma dieta equilibrada aposte em alimentos saudáveis, ricos em vitaminas, proteínas e minerais. Os alimentos com grande concentração de vitamina A são:

Origem animal

  • Fígado de boi;
  • Queijo;
  • Ovo;
  • Leite.

Origem vegetal

  • Batata doce;
  • Manga;
  • Mamão;
  • Laranja;
  • Abóbora;
  • Cenoura;
  • Brócolis;
  • Espinafre;
  • Damasco;
  • Pêssego.

Óleos

Os óleos de dendê e de buriti também são fontes riquíssimas em pró-vitamina A – variação da vitamina A.

E aí, como está a sua ingestão diária de vitamina A? Além das vitaminas, outro nutriente importantíssimo para o corpo, principalmente para quem pratica exercícios, é a proteína. Quer saber mais sobre ela? Leia também nosso texto: Para que serve a proteína?

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS