HomeAcademiaSaiba como a massa muscular é importante para a terceira idade

Saiba como a massa muscular é importante para a terceira idade

Os idosos tendem a perder cada vez mais massa muscular e, consequentemente, a força também é afetada, sendo assim as dificuldades nos afazeres diários se tornam mais evidentes. O sedentarismo tende a piorar drasticamente essa situação, sendo que para reverter esse quadro é necessário fazer exercícios físicos.

O sistema muscular humano é extremamente importante para a realização de movimentos básicos, como pegar um copo de água ou levantar de uma cama por exemplo. Os idosos enfrentam desafios diários para conseguirem realizar as atividades rotineiras. Neste texto, vamos mostrar a importância da massa muscular para quem está na terceira idade. Não deixe de conferir!

Importância da massa muscular para idosos

A redução de massa muscular na terceira idade causa efeitos negativos no corpo, como por exemplo a perda de flexibilidade, resultando em lesões musculares e dores na coluna.

A principal consequência causada pela perda de massa muscular na terceira idade é a diminuição na qualidade de vida.

Como evitar a perda de massa muscular na terceira idade?

Para conseguir ganhar ou manter massa muscular depois dos 60 anos é necessário fazer alterações na rotina, como por exemplo, ter uma alimentação adequada. O idoso deve fazer uma consulta com um nutricionista para ter uma lista dos alimentos adequados.

Aliada a uma boa alimentação, a prática de exercícios físicos é muito importante, mas devido a idade elevada e as dificuldades enfrentadas, eles devem fazer as atividades físicas com orientações dos instrutores.

Quais os melhores exercícios físicos para os idosos?

Caminhada

As caminhadas são extremamente importantes para os idosos, já que elas fortalecem os músculos e as articulações, melhorando também o ritmo cardíaco. É necessário ter alguns cuidados, como manter as costas e ombros eretos para evitar lesões.

Eles devem começar com trajetos curtos e ir aumentando conforme a prática da atividade. O indicado é caminhar de 30 a 60 minutos, três vezes por semana. Os idosos devem usar tênis confortáveis e alongar antes da prática da atividade física.

Hidroginástica

Esse é um dos melhores exercícios físicos para os idosos, pois todos os músculos do corpo são trabalhados na água, o que favorece no relaxamento das articulações, evitando as dores e ainda proporcionando o ganho de força e resistência muscular.

A hidroginástica melhora a saúde nos pulmões e trabalha o ritmo cardíaco.

Pilates

Esse exercício físico aumenta a flexibilidade e a força, ajudando e muito na coordenação dos movimentos, na melhora da postura e no alívio do estresse.

Por ser complexo, a prática desse exercício necessita de um bom acompanhamento e caso o idoso comece a sentir dores intensas é necessário interromper as atividades e procurar um médico.

Alongamentos

Os alongamentos podem ser feitos em casa. Eles melhoram a flexibilidade e a circulação sanguínea, favorecendo então na realização das atividades comuns do dia a dia.

Além de tudo isso, fazer alongamentos previne lesões musculares.

E você, o que tem feito para evitar a perda de massa muscular? Deixe-nos um comentário.

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS