A esteira é um ótimo equipamento para a realização de exercício aeróbico. Ela ajuda a queimar gorduras e melhorar o condicionamento físico. Seja em casa ou na academia, é importante tomar alguns cuidados para ter bons resultados e não acabar se machucando durante a atividade. Neste post, separamos sete dicas para você usar a esteira com segurança. Confira:

Roupas

Para fazer exercícios você precisa de roupas leves, que não prejudique os seus movimentos e nem impeça a transpiração. Além disso, o calçado deve ser específico para caminhada ou corrida e estar confortável nos pés. Cadarços muito apertados podem prender a circulação. Fique atento para que eles não atrapalhem você durante a atividade.

Entrada

Antes de ligar o equipamento, verifique se você está com tudo o que precisa para realizar o exercício. Tenha uma garrafa de água para se hidratar e, se preferir, faça uma playlist de músicas para relaxar. Mas atenção: não fique muito atento ao celular, pois isso aumenta as chances de queda. Ligue a esteira e aumente a velocidade aos poucos. Subir nela quando já estiver ligada pode fazer com que você caia e se machuque.

Postura

A postura correta na esteira é com a cabeça erguida e o olhar para frente. Não é indicado ficar muito perto do painel, para não correr o risco de se chocar contra a estrutura. Se afastando demais, porém, você corre o risco de ficar sem espaço suficiente para caminhar ou correr.

Velocidade da esteira

Não adianta aumentar demais a velocidade se você não tiver condicionamento físico para conseguir acompanhar. O ritmo deve ser aumentado aos poucos, respeitando os limites do corpo. Se quiser, apoie os pés nas barras laterais para poder ajustar a velocidade sem correr risco de acidentes.

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Inclinação

O efeito inclinado da esteira imita a subida de uma ladeira, o que trabalha as panturrilhas, as coxas e os glúteos com maior intensidade. Além disso, o gasto calórico é maior que o normal. No entanto, é necessário cuidado antes de mudar o exercício. Isso porque problemas nos joelhos, na lombar e nos tornozelos podem aparecer.

Barras

Muitas pessoas costumam usar as barras laterais de apoio para aliviar o peso ou o cansaço durante o exercício de esteira. Esse truque, no entanto, pode causar uma queda, além de uma sobrecarga nos braços, ombros e costas. Se não estiver conseguindo acompanhar o ritmo do equipamento, diminua a velocidade ou finalize o exercício.

Saída

Antes de sair da esteira, diminua a velocidade aos poucos até que ela pare totalmente. Sair do equipamento ainda ligado, assim como parar e deixar que ela leve o corpo para trás, representa risco alto de acidente.

Essas são sete das principais dicas para usar a esteira com segurança. Não hesite em pedir a ajuda de um profissional para te orientar corretamente e ajudar a impulsionar os resultados. Ficou com alguma dúvida sobre esse assunto? Comente abaixo.

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