Os benefícios das atividades cardiovasculares

0
3167

Não praticar exercícios físicos aparece como o maior fator de risco para o desenvolvimento de doenças no corpo humano. A sociedade está repleta de pessoas sedentárias, com péssimos hábitos alimentares e alto nível de estresse. Fazer 30 minutos de atividades físicas, 3 vezes por semana, é o suficiente para evitar doenças. Alguns exemplos de doenças fáceis de se evitar são: obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares, e etc.

O texto a seguir vai mostrar como as atividades cardiovasculares são importantes para o corpo humano. Não deixe de conferir!

Atividades cardiovasculares

Os exercícios cardiovasculares são extremamente importantes para o nosso corpo. Além de melhorar a capacidade pulmonar, eles fortalecem o coração, mantendo-o apto para o bom funcionamento do organismo. Atividades físicas podem ser realizadas a qualquer hora, porém você percebe os benefícios dos exercícios cardiovasculares pela manhã, antes do lanche.

O treinamento cardiovascular é definido como todo exercício que aumenta a frequência cardíaca do corpo humano. Seu principal objetivo é ganhar resistência física através da tonificação de todo o sistema cardiovascular.

Quais os benefícios das atividades cardiovasculares?

Todo exercício físico proporciona muitos benefícios e aumento da qualidade de vida de seus praticantes. As atividades cardiovasculares, em específico, trazem os seguintes ganhos:

  • Fortalecimento do coração;
  • Aumento da resistência física;
  • Eliminação do colesterol ruim;
  • Prevenção de doenças do sistema respiratório;
  • Prevenção de doenças do coração;
  • Alívio do estresse;
  • Aumento da imunidade.

Quais os melhores exercícios físicos para atividades cardiovasculares?

Caminhada e Corrida

Ter o hábito de correr está entre as melhores práticas de atividades cardiovasculares. Você deve possuir um tênis adequado e ânimo para fazer a corrida matinal. Para sua eficácia é necessário correr entre 30 e 45 minutos em um ritmo de acordo com sua condição física.

De 3 a 5 vezes por semana é o ideal, você pode fazer um registro das distâncias percorridas e aumentar periodicamente.

Natação e Hidroginástica

A natação é um excelente exercício físico e seu risco de lesão é menor que em outras atividades. Ela trabalha todos os músculos do corpo, aumenta a massa muscular e queima várias calorias. É um exercício aeróbico completo, ótimo para se fazer pela manhã.

Essa atividade melhora a capacidade cardiorrespiratória dos praticantes. É indicada para a maioria das pessoas, exceto quem possui alergia a cloro, otite frequente ou problemas de pele.

Spinning

Excelente para a saúde e para o físico, o spinning é uma modalidade de exercício feito na bicicleta. Ao ritmo intenso de músicas os participantes praticam o ciclismo em grupo ou individualmente. Ele auxilia no fortalecimento das coxas, pernas e glúteos.

O spinning proporciona uma melhora significativa na condição respiratória do praticante. Além disso também é uma boa alternativa para os que querem perder calorias, em cada aula perde-se em média de 600 a 800 calorias.

Zumba

Essa modalidade de exercícios físicos trabalha e desenvolve habilidades de coordenação motora. É uma atividade cardiovascular que pode ajudar muito no emagrecimento. Proporciona ainda melhor qualidade de vida para seus praticantes, como maior foco e maior disposição para realização das atividades diárias.

Você sabia que a Academia Pratique oferece todas essas modalidades de exercícios? Caso você não conheça a nossa academia, será um prazer ajudá-lo a resolver os seus problemas. Acesse o nosso site para mais informações.

Você tem feito atividades cardiovasculares? Deixe-nos um comentário.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here