Tênis para academia: qual o ideal?

3
1278

O tênis é o calçado ideal para realização da maioria das atividades físicas, incluindo todos os exercícios praticados em uma academia. No entanto, esse calçado não deve ser generalizado, como se todos os tênis fossem  iguais a não ser pela estética.

Ao comprar um tênis para academia, você deve considerar quais são os exercícios mais praticados, o seu tipo de pisada e a saúde dos seus pés. Tudo isso irá influenciar no efeito que o calçado terá no seu desempenho e evitará problemas, como dores e lesões diversas.

Sendo assim, vamos te dar algumas dicas para que você faça a escolha certa do seu tênis para academia.

Descubra o seu tipo de pisada

Existem três tipos de pisada: pronada, normal e supinada. A pisada pronada concentra a pressão do passo na parte mais interna do pé, o contorcionando para dentro e ganhando impulso pelo dedão.

A pisada supinada, pelo contrário, concentra a pressão na parte mais externa do pé e o contorciona para fora, ganhando impulso pelo dedinho.

Já a pisada normal é normal! Concentra a pressão no calcanhar e se movimenta suavemente para dentro, equilibrando o esforço por todo o pé.

A partir da observação do seu modo de andar e dos seus sapatos, você poderá encontrar indícios do seu tipo de pisada de acordo com os desgastes do calçado. Mas, o ideal é procurar um médico ortopedista para confirmar esse fator e outras questões relacionadas à saúde dos seus pés.

Por que isso é importante? Caso você tenha algum desvio no seu tipo de pisada, ou alguma outra questão de saúde dos pés, você poderá optar por um calçado que corrija esses fatores. Dessa forma, você poderá reduzir o desconforto e potencializar seus exercícios através de um tênis que ofereça um retorno satisfatório para o seu corpo.

Quando comprar o seu tênis para academia?

O melhor momento para comprar o seu tênis é no fim do dia, pois os seus pés estarão um pouco mais inchados e é exatamente isso o que acontecerá com eles quando você estiver praticando exercícios.

[newsletter-shortcode]

Considere a natureza dos exercícios que mais realiza

Agora, vamos falar das características ideais do tênis para academia de acordo com cada tipo de exercício.

Corrida

Para esse tipo de atividade, o ideal são tênis leves e bem ventilados, com amortecedores dianteiros que absorvam os impactos dos pés, pernas e joelhos.

Musculação

A característica mais importante de um tênis para essa atividade é a estabilidade, favorecendo o equilíbrio do corpo e proteção da coluna. Nesse caso, é indicado que tenham pouco drop, amortecimento rígido e suporte para fixar a região central dos pés.

Ginástica

O tênis para ginástica, exercícios aeróbicos e Crossfit devem possuir como característica indispensável a flexibilidade e liberação dos calcanhares. Deve-se priorizar os calçados com boa absorção de impactos, ao mesmo tempo, em que devolvem energia ao corpo.

Além desses aspectos, todos os tênis para academia devem ter duas características indispensáveis: conforto e durabilidade. Sentir-se confortável com os seus pés permitirá que você mantenha o foco concentrado nos exercícios que realiza e aumentará os seus resultados.

Já quanto a durabilidade, vamos combinar, geralmente os tênis mais confiáveis no que diz respeito ao que prometem e ao que cumprem, também são aqueles que duram mais tempo, pois possuem qualidade na confecção e nos materiais.

Ainda tem dúvidas sobre qual tênis comprar? Tem alguma experiência ou conhecimento interessante para compartilhar sobre o assunto? Vamos lá, deixe a sua contribuição nos comentários!

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here