Treino funcional: o que é e para que serve

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Os exercícios funcionais têm sido classificados como os mais eficientes para evolução dos movimentos, como flexibilidade, resistência, postura, força, proporcionando também perda de peso. Além disso, são ótimas opções para quem deseja definir e melhorar o condicionamento físico.

O que é treino funcional?

O termo funcional segundo o dicionário Aurélio significa: “Permitir efetuar alguma coisa da melhor maneira”. Podemos dizer então que o treino funcional visa aperfeiçoar os movimentos naturais das pessoas, como andar, correr, pular, alongar, abaixar, levantar, etc. Uma das principais características é que os exercícios são planejados de acordo com a necessidade da pessoa. O treino funcional além de trabalhar os músculos isolados, exercita também todos os grupos musculares do corpo humano.

Alguns equipamentos são utilizados para realização dos exercícios, como:

  • Cordas;
  • Pesos;
  • Elásticos;
  • Cones;
  • Jump;
  • Barras;
  • Bolas.

No momento da prática do treino funcional, o peso e a força do próprio corpo são trabalhados de acordo com a particularidade de cada pessoa. Os treinos são motivacionais, proporcionando ao aluno um grande incentivo na realização dos exercícios e na busca pelos seus objetivos.

Quais são os tipos de treinos funcionais?

Eles podem ser realizados nas academias, ao ar livre e até mesmo em casa, todavia, para que o mesmo seja realizado com qualidade, é importante que um educador físico esteja orientando e supervisionando o treino. Alguns acessórios foram citados acima, porém, as aulas podem ser realizadas somente com o peso do corpo.

Os exercícios podem ser apoios, corridas, agachamentos, deslocamento entre cones, etc.

Peso do corpo

Para realização de exercícios que utilizam somente o peso do corpo é necessário ter um bom condicionamento físico. Quem não tem o hábito de fazer exercícios pode começar a fazer flexões com os pés apoiados em uma parede, com a prática será possível fazer no chão mesmo.

Cordas

Além de pular as cordas comuns, que proporcionam grande queima de calorias, os praticantes de treino funcional podem utilizar as cordas navais nas academias, que tem cerca de 5 centímetros de espessura e ainda são pesadas. Os movimentos podem ser realizados na vertical e na diagonal.

Faixa elástica

É um excelente acessório para a prática de treinamento funcional e pode ser encontrada em lojas esportivas. O material é de borracha e pode ser usado por qualquer pessoa e de qualquer idade.

Halteres

Esse acessório, que está presente nas academias, é um bom aliado do treinamento funcional. Apenas com um par de halteres é possível realizar inúmeros exercícios.

Quais são os benefícios do treinamento funcional?

  1. Previne lesões musculares;
  2. Melhora nas funções cardíacas;
  3. Definição muscular;
  4. Melhora no equilíbrio;
  5. Melhora na coordenação motora.

Uma alimentação balanceada e saudável aliada ao treinamento funcional trarão resultados mais rápidos e satisfatórios. Procure um bom nutricionista e tenha uma dieta adequada aos seus objetivos.

Assim como a musculação, o treino funcional traz muitos benefícios à saúde. Se você ainda não pratica exercícios, experimente essa modalidade. Você ficou com alguma dúvida? Deixe-nos um comentário.

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