Uma das dúvidas mais frequentes sobre atividade física é se quem tem hipertensão pode fazer musculação. Essa é uma dúvida constante e que inclusive é bastante perguntada em academias do mundo inteiro.

Por exigir bastante esforço do corpo, muitas pessoas acham que a pressão alta é um empecilho na hora de se exercitar, mas será que na prática é assim que funciona?

Sendo assim, o objetivo desse artigo é esclarecer esse assunto e responder se quem tem hipertensão pode fazer musculação. Portanto, se você tem curiosidade de saber sobre o assunto e quer dicas sobre como se exercitar sendo um hipertenso, continue lendo.

Musculação x Hipertensão

Respondendo a pergunta já de imediato: sim, quem possui hipertensão não apenas pode fazer, como deve praticar exercícios que desenvolvem a musculatura, desde que sua pressão esteja controlada.

Antigamente era muito comum que pensassem que pacientes hipertensos não podiam fazer atividades anaeróbicos, pois poderia haver um aumento na pressão arterial.

Mas hoje já se sabe que a prática de exercícios ajuda no controle da pressão arterial, podendo ser feito pelo menos três vezes na semana.

Também é fundamental perder peso, evitar cigarros, cortar sal e gordura e usar corretamente os remédios indicados pelo médico.

Se exercitando com segurança

Agora que você sabe que indivíduos hipertensos devem praticar atividades físicas, confira as dicas para suar a camisa com segurança:

  • Exercitar poucos músculos por atividade

Será mais eficente e seguro se a pessoa focar em um membro do corpo de cada vez, enquanto faz uma série de exercícios.

Por exemplo, ao invés de malhar as duas pernas ao mesmo tempo, o ideal seria fazer uma série só com o esquerdo, e outro com o direito. Estimular muitos músculos de uma vez pode comprimir exageradamente os vasos.

  • Estipular uma intensidade moderada

Caso a pessoa esteja segurando a respiração, isso significa que ela chegou no seu limite. Apenas o fato de guardar o ar já coloca a pressão no alto, por isso é altamente recomendável a utilização de cargas mais leves.

  • Atenção no nível de cansaço

Passar do limite não é bom. Aliás, é altamente recomendado que os hipertensos parem momentos antes de alcançá-lo.

A melhor coisa seria realizar algumas sequências a menos que faria caso atingisse o máximo de dedicação.

  • Importância do descanso

O descanso é essencial para a recuperação do corpo humano, por isso cada série deve ser intercalada com uma pausa de pelo menos dois minutos. Essa atitude fará com que a pressão se mantenha sempre em um nível satisfatório.

Atividades recomendadas para os hipertensos

Atividades como corrida, caminhada, ciclismo, natação, entre outros, são ótimas opções de exercícios aeróbicos que auxiliam na diminuição de controle arterial.

Praticar exercícios três vezes por semana durante 30 minutos é mais do que o suficiente e, caso haja a vontade de aumentar a frequência, é fundamental o acompanhamento médico.

Além disso, o exercício aeróbico é extremamente recomendado porque foi muito estudado por cientistas, e também por ser benéfico contra a pressão alta.

Praticando exercícios com segurança e saúde

Como foi visto no artigo, quem tem hipertensão pode fazer academia. Não só apenas é possível fazer, como é altamente recomendado que se pratique.

Além disso, a realização de exercícios entre indivíduos que possuem pressão alta, quando controlado, se mostra extremamente saudável e eficaz.

Quem tem hipertensão pode fazer academia tranquilamente, e de preferência com um acompanhamento médico, pois só assim a segurança é garantida.

E aí, gostou de descobrir se quem tem hipertensão pode fazer academia? Então compartilhe esse conteúdo para que outras pessoas também tenham conhecimento sobre o que foi discutido no texto.

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