HomeAcademiaProjeto musculação para idosos

Projeto musculação para idosos

Em qual época da vida, realizar uma atividade física é benéfico para a saúde. Mesmo atingindo a velhice não significa que o exercício deva ser dispensado, entenda melhor sobre a musculação para idosos.

O exercício permite que você viva ao longo dos anos de uma forma muito mais saudável. O importante é poder fazer isso diariamente, já que os incluís na rotina diária trará benefícios para o seu corpo e para a mente.

Por isso que a musculação para idosos é importante, ela irá ajudar com os movimentos do corpo, criar maior força e resistência, e também evita problemas de saúde mais graves.

Musculação para idosos – Exercícios importantes para os idosos

A musculação para idosos deve ser feita com acompanhamento técnico, para evitar lesões e problemas com os aparelhos. Mas isso apenas até a pessoa pegar a prática.

A musculação vai criar músculos nos idosos, aumentando a resistência e a força, além de manter sempre a saúde melhor, evitando diabetes, aliviando dores, e melhorando o sono e a saúde mental.

Há uma série de exercícios específicos adequados para os idosos que limitam os riscos de lesão. Como são de baixo impacto, permitem que o corpo trabalhe e, ao mesmo tempo, reduzem o risco de ferir aqueles que são mais propensos.

1. Exercícios aeróbicos

Os exercícios aeróbicos em geral são de baixo impacto, mas como alguns podem ter uma intensidade alta que impede que algumas pessoas sejam capazes de acompanhar, há outros que são especialmente destinados a essa faixa etária.

Esses exercícios são simples e divertidos, o que os estimula a iniciar a atividade e a mantê-la ao longo do tempo. Alguns deles são:

  • Andar de bicicleta (fixa ou não).
  • Andar a pé ou correr (na máquina de academia ou ao ar livre).
  • Ginástica aeróbica (especialmente para pessoas idosas).
  • Hidroginástica.

Dentro da hidroginástica é possível incluir a musculação para idosos, já que existem exercícios que usam pequenos pesos e aparelhos de musculação que são perfeitos para os idosos se movimentarem e praticarem.

2. Yoga

A Yoga é ideal para os idosos, pois não envolve grande esforço e permite que eles ganhem flexibilidade, tonifique os músculos e, ao mesmo tempo, medite.

Yoga é uma combinação de exercícios físicos e meditação. Portanto, ajuda a meditar enquanto aumenta a flexibilidade.

– Também permite fortalecer e tonificar o corpo, algo extremamente benéfico, porque os impedirá de sofrer lesões maiores se caírem ou tiverem algum contratempo.

3. Natação

A natação é um dos esportes mais completos e de muito baixo impacto. Esta atividade é como uma musculação para idosos, e define todos os músculos em movimento, sincroniza e tonifica e fortalece o corpo.

Além disso, o risco de lesão é muito baixo, portanto, essa atividade é especialmente recomendada para quem tem um problema ou risco de lesão.

Como a natação é uma atividade relaxante, é ideal para aqueles que estão passando por uma depressão. Além disso, o contato com a água, combinado com este exercício, favorecerá maior bem-estar físico e mental.

4. Dança

Desde antigamente, as pessoas já usavam a dança como terapia para acalmar os desconfortos físicos e se sentir melhor. Portanto, a dança é uma atividade importante para os idosos.

Durante a dança, as pessoas colocam seu corpo em movimento, tonificam e ganham equilíbrio enquanto se divertem.

É um exercício ideal para modificar a sua vida social, pois fazer aulas de dança em uma sala de aula ou praticá-la requer bastante comunicação com seu professor e também se você for dançar com alguém.

Dessa forma, a musculação para idosos é muito importante já que ela aumenta a resistência corporal e faz o idoso se movimentar bastante, principalmente em exercícios como a natação e a própria musculação.

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS