A natação baby traz muitos benefícios para o seu bebê, porém, é necessário saber quando é o melhor momento e a melhor idade para que ele inicie nessa prática.

A maioria dos pais tem optado por colocar os filhos na aula de natação o mais cedo possível, para que desde então eles já tenham contato com a água e uma maior facilidade de se virar em ambientes aquáticos, diminuindo riscos de afogamento.

Então, se você quer descobrir de uma vez por todas qual o momento ideal para colocar o seu bebê na natação baby, nós vamos te contar tudo. Confira!

Qual o melhor momento para iniciar na natação baby?

Esse assunto é controverso e vemos muitos debates por ai, principalmente entre a comunidade médica e de pais. Mas uma coisa é certa: O ideal é que os pais estejam preparados e seguros de sua escolha.

As academias oferecem as aulas de natação baby a partir de 3 meses, porém, se os pais não estiverem seguros quanto a sua escolha, dificilmente o bebê terá o progresso esperado.

Alguns especialistas defendem que o ideal é que se inicie as aulas á partir dos 6 meses, quando o bebê já entende melhor o que está acontecendo e os riscos de infecção são muito menores a partir dessa idade.

Por isso, o ideal é que se visite com antecedência um pediatra, e conheça o profissional que será responsável pelo seu bebê durante as aulas, assim como as instalações da academia.

Quais são os benefícios da natação baby?

Como vimos, a idade ideal para se iniciar na natação baby vai depender de vários fatores. Mas quais são as reais vantagens de matricular o seu filho em uma aula de natação? Nós te contaremos tudo.

A Natação baby auxilia na coordenação motora, que é muito importante para que seu bebê atinja os marcos de desenvolvimento importantes, como sentar, engatinhar e andar.

O sono e o apetite também melhoram drasticamente, já que com o contato frequente com a água além de causar um profundo relaxamento, o seu bebê irá comer sem maiores complicações.

Além disso, a natação baby pode melhorar consideravelmente a socialização e noção de espaço do seu filho, garantindo que ele tenha um desenvolvimento pleno e saudável. Não devemos deixar de citar a diminuição de riscos de afogamentos, que é um dos maiores benefícios da natação.

Quais são os riscos da natação baby?

Como funciona e quais os benefícios da natação baby nós já sabemos, mas essa modalidade de esporte traz algum risco para o seu bebê? Descubra!

Como vimos acima, iniciar a prática antes dos seis meses de vida podem causar alguns problemas, como:

  • Infecções

Nessa faixa etária, os bebês ainda tem uma imunidade muito baixa, por isso, o risco de infecções por bactérias da água podem ser grandes. Por isso mesmo é muito importante encontrar uma academia que ofereça boas instalações.

  • Problemas no ouvido

Outro risco de se iniciar a natação baby antes do momento adequado, é o risco maior em desenvolver problemas no ouvido, como infecções. Para não correr esse risco, além de respeitar a idade adequada é necessário usar equipamentos adequados, como toucas.

  • Pode ser pouco proveitoso

Antes dos 6 meses dificilmente o bebê vai entender a dinâmica das aulas e tirar um maior proveito da experiência.

Agora que nós já te contamos tudo que você precisa saber sobre a natação baby antes de iniciar, procure hoje mesmo um pediatra e com a liberação do mesmo, procure uma academia adequada para que seu filho inicie com a maior segurança possível.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here