HomeAcademia Pratique FitnessDiferenças entre hidroginástica e natação

Diferenças entre hidroginástica e natação

A hidroginástica e natação estão ganhando cada vez mais popularidade devido serem atividades que demostram excelentes resultados para as pessoas que buscam os mais variados objetivos.

Os exercícios na água são procurados pelas pessoas que buscam emagrecer, melhorar a postura, e desenvolver o condicionamento físico. As atividades de hidroginástica e natação são indicadas para obtenção desses resultados.

Sem contar que a hidroginástica e natação ajudam a aumentar a flexibilidade do corpo, e melhoram as noções de equilíbrio e fortalecimento do sistema cardiovascular.

Quem pode praticar hidroginástica e natação?

Os exercícios na água podem ser realizados por pessoas de ambos os sexos e geralmente por pessoas de todas as idade. Mas como qualquer atividade física deve se ter a liberação de um médico antes de iniciar as aulas.

Hoje em dia é comum ver aulas de natação para bebês recém-nascidos. O recomendado é que os pais matriculem os filhos a partir dos 6 meses de idade, pois após esse período a criança já está imunizada contra as principais doenças.

Já a hidroginástica é mais praticada por pessoas da idade adulta, por ser uma ginástica na água, com forte queima calórica. Mas não há contraindicações dessa modalidade de aula para crianças e adolescentes.

Entenda a Hidroginástica:

Para as pessoas que sofrem com o sobre peso, ou que desejam manter o peso atual, a hidroginástica é a atividade física mais recomendada pelos especialistas. Entenda porquê:

  • São feitos exercícios na água, o que dificulta que a pessoa sinta fadiga com mais facilidade, como acontece nos casos de atividades fora da piscina. Isso faz com que as pessoas que dediquem e se esforcem mais durante uma aula;
  • São utilizados equipamentos apropriados para água como boia, halteres, bola, espaguete, prancha durante as aulas. Com o auxílio dessas ferramentas é maior a queima calórica e ao mesmo tempo o trabalho da musculatura;
  • São aulas melhores para acompanhar e manter a frequência cardíaca, e intensificar quando sentir a necessidade;
  • Como as aulas de hidroginástica são exercícios na água, estudos revelam que a passagem de água pelo corpo realiza um efeito de drenagem linfática, eliminando as temidas celulites.

Entenda a Natação:

Entenda um pouco mais sobre esses exercícios na água para saber as diferenças entre hidroginástica e natação.

  • Com a natação pode se observar um aprimoramento da capacidade cardiorrespiratória;
  • Fortalecimento e melhora de todo o condicionamento físico;
  • Aumento da resistência física;
  • Melhora da postura;
  • Trabalha grandes grupos musculares, principalmente das regiões das costas, ombros e braços;
  • Apresenta ótimo resultado na queima de gordura corpórea;

Vantagens de se praticar exercícios na agua:

A maioria das pessoas procuram por exercícios na água pelo fato de ter condições mais agradáveis para treinar, a temperatura ser mais amena, e não ter tanta transpiração.

A força do empuxo, faz com que a gravidade diminua, dessa forma o impacto dos exercícios nas articulações diminui muito. Por isso a hidroginástica e natação são ótimos para pessoas com problemas de coluna, lesões nos joelhos e doenças nos ossos.

Pelo fato do nosso corpo perder temperatura 25 vezes mais na água do que no ar, as atividades de hidroginástica e natação se tornam bem mais agradáveis de serem praticadas devido a temperatura do corpo estar em equilíbrio.

Todos os corpos dentro da agua da piscina sofre uma pressão hidrostática, que é uma pressão da água sobre o corpo que está submerso. Isso faz com que coração desacelere, ajudando no retorno do sangue para o sangue através das veias.

Portanto, os exercícios na água são considerados ótimos para pessoas de qualquer idade. A hidroginástica e natação possuem diferenças, mas é certeza que uma delas se encaixa em seu perfil.

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS