HomeAcademia Pratique FitnessImportância da musculação na adolescência

Importância da musculação na adolescência

A importância da musculação na adolescência é algo que pode ser notado, principalmente quando o treino é feito de forma saudável, preparada, planejada e sem exageros que trazem riscos de lesões.

Acontece que a juventude é uma parte da nossa vida em que estamos sensíveis por conta da fase de crescimento, e nos tornamos muito mais vulneráveis aos estímulos externos. Por isso, é importante praticar exercícios físicos, mas com moderação, a depender da sua escolha.

Seja como for, a existe certa relevância dos exercícios para jovens, basta saber praticar. A importância da musculação na adolescência se inclui nessa parcela, afinal, ela pode trazer muitos benefícios. Confira todos os detalhes aqui!

Qual é a importância da musculação na adolescência?

A importância da musculação na adolescência é a mesma de qualquer outra atividade física, pois ajuda o jovem a se manter saudável, trabalha e fortalece os músculos, além de proporcionar muitos outros benefícios.

Outro fator muito importante com relação à musculação na adolescência é que os treinos de academia são regulares, o que garante uma boa frequência de atividade física para o adolescente.

Dentre os outros benefícios que provam a importância da musculação na adolescência, podemos citar:

  1. Aumento da força;
  2. Aumento da resistência muscular;
  3. Preparação da musculatura e da estrutura óssea, o que fortalece o corpo e ajuda a prevenir lesões, principalmente nas articulações;
  4. Melhor desempenho físico e aumento do condicionamento físico;
  5. Diminuição da gordura corporal;
  6. Prevenção da obesidade e sedentarismo;
  7. Melhora do bem-estar e da qualidade de vida;
  8. Alívio do estresse e melhora dos sintomas de ansiedade, depressão e outros transtornos;
  9. Estímulo à superação de desafios e resolução de problemas;
  10. Melhora a postura;
  11. Aumenta o convívio social, facilita a socialização e estimula a amizade.

Vale lembrar que, apesar da importância da musculação na adolescência e de todos os seus benefícios, é preciso lembrar que esse é um treino que exige força, utiliza aparelhos perigosos que podem gerar lesões quando mal utilizados e que pode gerar facilmente um estresse à musculatura ou ao esqueleto.

Ou seja, mesmo que a musculação seja uma boa opção na maioria dos casos, é preciso ter consciência e tomar alguns cuidados essenciais na hora de praticar, para não ter nenhum problema.

Como evitar os riscos da musculação na adolescência?

Como explicamos, apesar da importância da musculação na adolescência, é importante tomar alguns cuidados.

Em primeiro lugar, espera-se que o jovem esteja mentalmente maduro para iniciar os treinos de musculação. Isso significa que ele não deve gerar uma obsessão pelo exercício, seja por pressão estética ou outros motivos.

Além disso, ele deve estar ciente do uso de substâncias ilegais, e de como ele podem acabar com o seu treino de musculação.

Assim, ele deve iniciar a prática da musculação apenas quando estiver preparado para esse tipo de questão, respeitando o seu corpo e o progresso dos exercícios.

Além disso, é muito importante que todos os treinos sejam monitorados por um instrutor/treinador ou profissional de educação física, para que ele possa praticar os exercícios adequadamente, respeitando seus próprios limites, sem exagerar no treino.

Por fim, o aluno precisa aprender a dosar o treino e fazer o uso correto das máquinas, tomando muito cuidado para não ter lesões decorrentes do mau uso dos equipamentos.

Conclusão

Portanto, podemos concluir que existe, sim, uma certa relevância dos exercícios para jovens, bem como de qualquer outra atividade física nessa faixa etária.

E, mesmo com a importância da musculação na adolescência, é preciso tomar cuidado com os riscos para poder ter a melhor experiência possível.

 

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS