Praticar exercícios é fundamental, inclusive durante a gestação. Mas definitivamente não é recomendado musculação pesada na gravidez, pois pode representar um risco grave à saúde da mulher e ao bebê, comprometendo o seu desenvolvimento.

Durante a gestação o corpo está passando por uma série de mudanças drásticas. Com isso, a mulher acaba enfrentando algumas situações desagradáveis, como dores nas costas e aumento do peso.

Isso com certeza pode ser contido ou amenizado com a prática de exercícios físicos, mas saber escolher as atividades perfeitas é importantíssimo para que você não corra riscos durante a gravidez!

Descubra porque não é recomendado musculação pesada na gravidez!

Você já deve ter ouvido falar por aí que mulher não deve carregar peso durante a gestação. Diferentemente do que muitas pessoas pensam, esse não é mais um mito da sociedade, mas sim uma recomendação médica pautada em estudos e pesquisas científicas!

Dilatação uterina:

O que acontece é que quando fazemos força, o abdômen automaticamente se contrai. Esse movimento, quando decorrente de uma grande carga, pode desencadear contrações e uma dilatação uterina, o que pode levar ao aborto ou ao parto prematuro.

É importante ressaltar que os riscos são maiores quando a gravidez demanda algum cuidado especial, como em casos de descolamento de placenta e outros riscos. Mas, mesmo gestações que são plenamente saudáveis, não apresentam sangramentos ou quaisquer riscos demandam esse cuidado.

Além disso, também podemos citar o fato de que os ligamentos do corpo ficam mais soltos e as articulações menos estáveis durante a gestação, o que aumenta consideravelmente bem as chances de quedas e lesões.

Então, a musculação é sempre arriscada para a mulher grávida?

Como dissemos, não é recomendado musculação pesada na gravidez, o que nem de longe significa que a mulher não pode fazer musculação de jeito nenhum! Existem exercícios que são indicados e podem fazer muito bem ao corpo!

Então, fazer atividades físicas durante a gestação pode realmente ser muito bom para a mulher, no entanto é preciso cautela na escolha. Além do peso ser um problema, a mulher grávida não deve saltar ou saltitar.

Existe o risco do impacto, existe o risco da queda, e tudo isso precisa ser dosado durante as atividades físicas para que a prática se torne plenamente segura tanto para a mamãe quanto para o bebê.

Como saber qual é a atividade perfeita para a minha gravidez?

Não tem outro jeito: o segredo é sempre conversar com o seu médico antes de começar qualquer atividade física durante a gestação! Com certeza ele dirá que não é recomendado musculação pesada na gravidez, mas saberá lhe indicar outras atividades!

Seguindo as orientações de um profissional de sua confiança, você perceberá que é possível e muito saudável fazer atividades físicas durante a gestação. A única questão é que demanda um pouco mais de atenção nas escolhas!

  • Siga todas as orientações do professor!

Essa dica é para aquelas pessoas que adoram fazer exercícios por conta própria! Mais do que nunca você precisa seguir as orientações de um bom preparador físico!

Praticar atividades sem um profissional de qualidade aumentará consideravelmente bem s seus riscos de lesões e até mesmo de complicações na gestação! Então, prefira treinar em uma academia de qualidade, e que conte com a presença de um bom treinador.

Na Pratique Fitness você encontra não somente profissionais altamente qualificados, como também conta com um ambiente plenamente seguro e bem equipado para aulas de musculação!

Agora você já sabe que não é recomendado musculação pesada na gravidez. Mas você pode fazer outros tipos de exercícios, ou mesmo a musculação mais leve e contida. O importante é se exercitar com cuidado!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here