HomeAcademiaPREPARAÇÃO PARA A CORRIDA: QUAL A MELHOR OPÇÃO, ALONGAMENTO OU AQUECIMENTO?

PREPARAÇÃO PARA A CORRIDA: QUAL A MELHOR OPÇÃO, ALONGAMENTO OU AQUECIMENTO?

Quando se trata de se preparar para uma corrida, a escolha entre aquecimento e alongamento é crucial. Ambos desempenham papéis distintos no preparo do corpo, mas entender suas diferenças e importâncias pode ser a chave para uma preparação eficaz.

Neste guia, exploraremos detalhadamente cada componente, proporcionando insights valiosos para aprimorar sua rotina de corrida.

Eu quero fazer parte da Pratique!
Eu quero fazer parte da Pratique!

Como alongar e aquecer para corrida?

Aumente gradualmente a velocidade do trote ao longo desse período; Drills ou exercícios para as pernas: realize alguns exercícios funcionais ou drills, como skipping, saltos, movimentos laterais, para ativar os músculos e melhorar a coordenação e o equilíbrio.

É preciso alongar antes de correr?

Só não devem ser feitos logo antes dos treinos. De acordo com Lobo, o certo é alternar os dias de corrida com os de alongamento. Antes de começar a correr, o ideal é fazer um aquecimento leve e dinâmico, preparando o corpo para o resto da atividade física.

Precisa aquecer antes de correr?

O aquecimento prepara o atleta para a corrida e reduz os riscos de lesões musculares ou articulares. Um trabalho bem feito antes da prova eleva as frequências cardíaca e respiratória e libera um fluxo de sangue maior para os músculos.

Pratique Fitness: Excelência em qualidade e atendimento!

Preparação para a corrida: qual a melhor opção, alongamento ou aquecimento?
Preparação para a corrida: qual a melhor opção, alongamento ou aquecimento?

Aquecimento!

O aquecimento é uma etapa vital na preparação para a corrida, visando diversos aspectos:

Aumento da temperatura corporal: Inicie com uma atividade aeróbica leve, como 5-10 minutos de corrida suave ou pular corda. Esse processo eleva a temperatura corporal, preparando o corpo para o esforço físico iminente.

Ativação do sistema cardiovascular: O aquecimento não apenas aquece, mas também ativa o sistema cardiovascular, promovendo uma circulação sanguínea mais eficiente.

Preparação muscular: Utilize movimentos dinâmicos que imitem gestos de corrida, como polichinelos, joelhos altos e chutes. Essas ações preparam os músculos, articulações e tendões para a amplitude de movimento exigida na corrida.

Importância: O aquecimento desempenha um papel crucial, proporcionando benefícios significativos:

Redução do risco de lesões: Ao preparar o corpo adequadamente, o aquecimento reduz o risco de lesões durante a corrida, garantindo que os músculos estejam prontos para o esforço.

Melhora do desempenho: O aumento da temperatura corporal e a ativação cardiovascular resultam em um melhor desempenho, permitindo que você alcance seu potencial máximo durante a corrida.

Conheça a Pratique!
Conheça a Pratique!

Alongamento!

O alongamento complementa o aquecimento, com objetivos específicos:

Melhoria da flexibilidade: Realize alongamentos estáticos após o aquecimento ou no final do treino. Esses alongamentos visam melhorar a flexibilidade e a amplitude de movimento.

Relaxamento muscular: Concentre-se em grupos musculares específicos, mantendo cada posição por 15-60 segundos. Isso não apenas relaxa os músculos, mas também alivia a tensão acumulada.

Importância: O alongamento traz benefícios importantes para o corredor:

Prevenção de lesões: Ao melhorar a flexibilidade, o alongamento contribui significativamente para a prevenção de lesões, especialmente quando incorporado de maneira apropriada.

Eficiência de corrida: Uma melhor flexibilidade pode resultar em uma postura mais eficiente durante a corrida, otimizando seu desempenho global.

Recomendações gerais!

Sequência ideal: Aquecimento antes do alongamento é a abordagem geralmente recomendada. O alongamento estático intenso antes do aquecimento pode temporariamente diminuir a força muscular.

Personalização: A abordagem ideal pode variar. Alguns preferem um aquecimento mais longo, enquanto outros enfatizam o alongamento. A personalização é a chave.

Escute seu corpo: Preste atenção aos sinais do seu corpo. Se houver desconforto durante o alongamento, ajuste a intensidade para evitar lesões.

Regularidade: Mantenha uma rotina consistente de aquecimento e alongamento para ajudar na adaptação do corpo ao exercício, proporcionando benefícios a longo prazo.

Ambos, aquecimento e alongamento, desempenham papéis cruciais na preparação para a corrida. Integre-os sabiamente em sua rotina para experimentar o máximo potencial em termos de desempenho e prevenção de lesões. O equilíbrio entre esses elementos pode ser a chave para elevar sua corrida a novos patamares.

Entre em contato com uma unidade Pratique e comece agora mesmo os seus treinos!

Preparação para a corrida: qual a melhor opção, alongamento ou aquecimento?
Preparação para a corrida: qual a melhor opção, alongamento ou aquecimento?

Pratique Fitness: a opção perfeita quando o assunto é academia!

 

Começar agora!
Começar agora!

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS