HomeAlongamento4  Alongamentos Para Começar Os Treinos Na Academia 

4  Alongamentos Para Começar Os Treinos Na Academia 

Existem várias etapas pré e pós a realização de exercícios físicos na academia. Alimentação e alongamento são dois itens essenciais e que andam junto com os treinos. Por isso hoje vamos mostrar alguns alongamentos para começar os treinos na academia.

Embora algumas pessoas pensem que o alongamento não é uma parte importante da rotina de treinos, iremos mostrar que ele tem sim sua importância.

Acompanhe as dicas de como alongar-se no início dos treinos e evitar futuras lesões.

Alongamentos para começar os treinos na academia: qual sua importância

Se você entra na academia e começa logo de cara a levantar os halteres, pare pois você está cometendo um erro. Treinar exige disciplina e aprimoramento para que os resultados sejam cada vez melhores.

E o alongamento é parte fundamental dos resultados do seu treino. Começar a levantar peso sem um bom alongamento, pode facilitar lesões e diminuir até o ganho de sua massa muscular.

Isso porque ao alongar os músculos, as fibras ganham espaço entre elas, o músculo fica mais flexível e assim pronto para crescer. Um músculo rígido terá mais dificuldade de ganhar o total de massa muscular que um treino pode resultar.

Alongar antes dos treinos ajuda a diminuir a dor do ácido lático liberado após os exercícios. Ou seja, como você pode perceber como os alongamentos para começar os treinos na academia não devem ser uma etapa ignorada em seu treino. Além de tudo isso, o alongamento melhora a flexibilidade o que pode ajudar na execução de certos exercícios.

Quais alongamentos realizar antes dos treinos?

Existem diversos tipos de alongamentos para toda a cadeia muscular do corpo. Você pode passar até horas, alongando cada músculo do seu corpo. Porém, na academia existem alguns músculos que são os mais utilizados.

Se o seu treino for dividido entre parte superior e inferior, você pode fazer um alongamento mais focado na parte em que for malhar. Mas no geral, existem alongamentos que englobam os principais músculos, e são eles que serão listados logo abaixo:

  • Pernas

Os músculos das pernas são muito utilizados em exercícios aeróbicos. Por isso, mesmo que você não for malhar apenas a parte de baixo, alongue suas pernas, focando no quadríceps.

Como realizar: Encoste a mão direita na parede e com a mão esquerda, puxe o pé direito, de forma que ele encoste (ou tente) no glúteo esquerdo. Mantenha atenção nas coxas para sentir o músculo alongando. Repita com o outro lado.

  • Braços e ombros

Outros músculos básicos na execução de vários exercícios, os braços e ombros devem estar aquecidos antes de começar os treinos.

Como realizar: Primeiro junte as duas mãos e eleve-as para o teto. Eleve como se você tivesse a intenção de tocar o céu, alongando todo o corpo.

Em seguida, coloque a mão direita no cotovelo esquerdo, alongando o braço atrás da cabeça. Fique na posição por 15 segundos e repita com o braço direito.

  • Panturrilha

A panturrilha nunca deve ser esquecida, tanto no alongamento quanto nos treinos. Os músculos dessa região estão ligados com o equilíbrio e sustentação do corpo, e seu desenvolvimento será muito útil na execução de certos exercícios.

Como realizar: Fique na ponta do pé por 10 segundos. Se a sua academia tiver o aparelho próprio para o alongamento de panturrilha, permaneça nele por cerca de 15 segundos.

Você também pode utilizar um degrau para realizar algumas elevações e aquecer ainda mais a região.

Crie uma rotina de alongamento

Agora que você já sabe alguns alongamentos para começar os treinos na academia, invista em criar uma rotina de alongamentos. Seu corpo, sua flexibilidade e seus exercícios serão muito beneficiados por essa prática.

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS