Muitas são as dúvidas a respeito dos treinos. Quantas séries devem ser feitas, qual o intervalo, o que fazer para ganhar massa magra e coisas do gênero. Mas outra dúvida muito levantada é se deve ser feito o alongamento antes ou depois de treinar.

O alongamento é uma extensão do exercício físico e sempre há recomendações de que ele deve ser feito todas às vezes que o exercício físico é praticado. Entretanto, há algumas pessoas – e até mesmo profissionais – que ficam na dúvida.

Aqui nós iremos responder de vez quando que deve ser feito o alongamento para que você aproveite ao máximo os resultados proporcionados pelos exercícios físicos.

 

Alongamento antes ou depois de treinar: precisa fazer?

Antes de falar se deve se fazer o alongamento antes ou depois de treinar nós mesmo levantamos outra dúvida: é realmente necessário fazer o alongamento?

Talvez você nunca tenha se perguntado isso, visto que é do consenso dos profissionais recomendar o alongamento. Entretanto, há MUITOS estudos que dizem que o alongamento não faz diferença significativa.

O objetivo do alongamento é diminuir o risco de lesões durante a realização de exercícios, mas pesquisas apontam que os resultados não são confirmados.

Mas, claro, há outro viés científico que fala que os alongamentos são, sim, necessários. Apesar disso, todos eles entram no consenso de que o resultado não é imediato.

Ou seja, somente com o treino recorrente que o alongamento se mostra promissor quando o assunto é diminuir a probabilidade de desenvolver uma lesão.

Como não há nenhuma contraindicação em realizar os alongamentos no momento certo, então iremos partir do pressuposto que os alunos devem, sim, se alongar.

Qual o correto: alongamento antes ou depois de treinar?

Mas, agora, vamos à pergunta inicial: é preciso fazer alongamento antes ou depois de treinar? O ideal é fazer antes do exercício físico, nunca depois.

Após praticarmos os exercícios físicos o nosso músculo fica “machucado” e alongá-lo pode ser gatilho para que o aluno tenha o episódio de uma lesão. Então, a resposta é: sempre alongue antes.

É permitido fazer alguns minutinhos de esteira como aquecimento antes do alongamento, mas nada maior do que 10 minutos ou em grande intensidade. Apenas uma caminhada para “aquecer” os músculos.

O alongamento não é importante somente para evitar o aparecimento de lesões. Conforme vamos envelhecendo a nossa elasticidade fica muito prejudicada.

Treinar alongamento recorrentemente aumenta a flexibilidade e elasticidade. Isso irá fazer muita diferença daqui alguns anos!

Já sabendo responder se é melhor fazer alongamento antes ou depois de treinar, resta saber por quanto tempo.

O alongamento de cada região muscular deve ser feito entre 15 e 45 segundos, é o tempo suficiente para estimular a elasticidade.

Quem investe no alongamento antes do exercício percebe que em apenas algumas semanas a evolução da elasticidade é incrível!

Você consegue colocar a mão no chão estando as pernas juntas e retas? Não? Então talvez esteja na hora de começar a praticar alguns alongamentos.

Eles não necessariamente precisam ser minutos antes do exercício, em outros momentos a prática também é válida (evitando somente após as atividades físicas).

Pratique exercícios com profissionais

É essencial que o treino seja conduzido por um profissional habilitado e qualificado para tal. Ele saberá passar os melhores exercícios de alongamento e discorrer mais sobre o assunto.

A Pratique Fitness é uma rede de academia que só realiza parceria com grandes profissionais, garantindo a saúde do aluno.

Enfim, agora você já sabe se é melhor fazer alongamento antes ou depois de treinar, então não se esqueça de trabalhar a flexibilidade antes das séries.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here