Praticar exercícios físicos aumenta a felicidade

1
3077

Sentimentos de tristeza, estresse, ansiedade, solidão e outras emoções negativas não são algo incomum atualmente. O ritmo de vida, as cobranças, mudanças constantes e diversas questões da vida contemporânea podem causar esses diversos mal-estares, por vezes persistentes, fazendo com que muitos recorram à medicações e outras soluções radicais para sanar a dor emocional.

Contudo, não é mais segredo que a prática de exercícios físicos pode ser uma grande aliada e, até mesmo, suficiente para lidar com esses males, inclusive em casos crônicos. Diversas pesquisas científicas já apontam que com as atividades físicas regulares mantém-se níveis mais elevados de endorfina no organismo e essa substância é uma das principais responsáveis pela sensação de bem-estar.

Bom, mesmo que você já tenha ouvido falar disso, talvez ainda tenha dúvidas sobre a sua veracidade, pois nem sempre estabelecer uma rotina de exercícios começa bem… para tirar essas interrogações sobre o assunto e te mostrar de forma mais clara como praticar exercícios pode te ajudar a ter mais satisfação e prazer em viver, falaremos mais um pouco sobre o assunto.

O que é endorfina e como ela funciona?

Provavelmente não é a primeira vez que você deve ter ouvido falar que praticar exercícios físicos eleva os níveis de endorfina no organismo e tem a sensação de prazer e bem-estar como consequência. Em contrapartida, quase nunca se explica o que é essa substância e como isso acontece. Nós faremos isso agora.

A endorfina é um hormônio neuronal produzido pela hipófise, uma glândula que fica localizada no cérebro. Ela é uma espécie de analgésico natural liberado por essa glândula, que estimula as sensações de conforto, prazer, alegria e, consequentemente, melhora os estados de humor. Isto é, seu corpo sofre uma reação química, igual quando você ingere um medicamento, só que naturalmente.

E como essa substância é liberada? Bom, não são apenas os músculos e ossos que se movimentam e modificam durante a prática de atividades físicas, o seu cérebro também! Ele é responsável pelos movimentos, pela sua coordenação, equilíbrio, pela liberação dos nutrientes e queima de calorias. Ele faz parte de tudo o que você faz.

É por isso que, quando você pratica exercícios físicos, diversas reações ocorrem em seu corpo, e uma delas é a liberação de endorfina e outras substâncias que aumentam a sensação de prazer. Essa substância, ainda, continua a atuar por horas depois da prática.

Contudo, algumas pessoas vivenciam experiências ruins ao tentar iniciar uma rotina de exercícios por ultrapassarem seus limites cometendo exageros ou fazê-los de forma incorreta, resultando em dores e lesões. Para que se possa desfrutar desse benefício plenamente, é preciso ter uma rotina equilibrada de exercícios, respeitando o próprio corpo e executando os movimentos de forma correta. Ainda tem dúvidas? Então, vamos à ciência!

Pesquisas comprovam que exercícios físicos aumentam a felicidade

Vamos dar o exemplo de uma das pesquisas que foram realizadas com essa finalidade, mas existem várias! Por volta de 2012, a Universidade de Penn State, nos Estados Unidos, realizou uma pesquisa chamada A Daily Analysis of Physical Activity and Satisfaction With Life in Emerging Adults (Análise da relação entre atividades físicas e satisfação com a vida em jovens adultos – Tradução livre), divulgada originalmente na revista Biological Psychiatry.

Foram pesquisados 253 jovens entre 18 e 25 anos, por cerca de 14 dias. Eles registravam o quanto se sentiam satisfeitos e realizados em relação aos mais diversos aspectos da vida e, simultaneamente, o quanto de exercícios físicos praticavam. Os resultados confirmaram que aqueles que praticavam exercícios físicos regularmente e com certa intensidade, desafiando progressivamente seus limites, apresentavam maiores níveis de satisfação com a própria vida, isto é, eram mais felizes.

Bom, para maiores provas, basta que você se disponha a fazer o teste: que tal começar a praticar exercícios físicos e fazer o seu próprio diário, registrando as mudanças e efeitos que percebe em sua vida? Com certeza, será um grande motivador e a consequência será você mais feliz! Melhor ainda: quer fazer isso sem o risco de cometer erros que “desanimam” no meio do caminho? Então deixe a Pratique ser parceira da sua felicidade, com profissionais qualificados e toda a infraestrutura que você precisa!

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here