HomeAconteceuConheça 4 exercícios para controlar a ansiedade

Conheça 4 exercícios para controlar a ansiedade

Está sem tempo de ler? Ouça no player abaixo


 

A ansiedade é um estado que tem como principais características a apreensão, mal-estar, desconforto e a insegurança. Alguns sintomas da ansiedade são dores e palpitações no peito, enjoo e vertigens, náuseas e mal-estar estomacal, transpiração excessiva, calafrios ou sufocamentos, tremores ou sensação de asfixia, formigamento ou adormecimento, e o principal de todos: O medo.

Como a ansiedade tem causas genéticas, o ideal é buscar um médico para que ele possa confirmar o diagnóstico e indicar medicamentos convencionais que ajudam nesse problema, porém, existem alguns exercícios simples que podem ajudar a controlar a ansiedade.

Respiração

A respiração é um dos principais exercícios para controlar a ansiedade. Existem diversos tipos de respiração que podem ajudar neste momento.

Respiração básica é lenta, o exercício deve durar de 3 a 7 minutos e ser feita somente pelo nariz. Deixe a saída do ar durar um tempo maior que o da entrada, sempre observe se está sentindo a expansão torácica e abdominal durante esse exercício.

Respiração abdominal normalmente é feita antes de dormir, se a ansiedade estiver causando insônia deite na cama, apague as luzes, coloque as mãos sobre o abdômen e conte enquanto respira. Depois expire durante o mesmo tempo que foi contado. Pode-se contrair o abdômen durante a respiração, isso deixará o exercício mais avançado.

Respiração Diafragmática é lenta e profunda, com o mesmo movimento. O diafragma abaixa em sua contração na inspiração, fazendo com que as vísceras sejam projetadas para frente. É muito importante observar se as costelas também se elevam em todo o tórax.

Praticar exercícios físicos para controlar a ansiedade é uma maneira fácil e saudável de lidar com o problema. Pois a atividade física eleva a produção de serotonina, que é uma substância que aumenta a sensação de prazer. Esses exercícios podem ser praticados no momento exato em que a ansiedade chega, e são bastante eficazes para controlar as crises.

Caminhada

A caminhada é um dos exercícios mais recomendado para controlar a ansiedade. A caminhada pode ser aproveitada para trabalhar a mente, sob a forma de meditação. Faça a caminhada no momento em que a ansiedade estiver aparecendo, além de controlar os sintomas, os efeitos benéficos da caminhada serão sentidos durante o dia inteiro.

Corrida

Corridas de rua ou na esteira são ótimos exercícios para controlar a ansiedade. Além de fácil de praticar, também ajuda a perder peso e aumenta a produção de serotonina.

A Endorfina, hormônio liberado durante a corrida, faz os níveis de depressão e ansiedade serem bem menores que os de um indivíduo sedentário.

O hábito de correr também ajuda a dormir melhor, diminui o estresse e normaliza o ciclo sono-vigília, pois aumenta os hormônios indutores do sono, do crescimento e os tireoidianos. A corrida alivia vários sintomas da ansiedade, como: respiração superficial e palpitações nas mãos e nos pés.

[newsletter-shortcode]

Dança

A dança, por ser um exercício divertido e empolgante, ajuda e muito a controlar a ansiedade e o estresse. Após alguns minutos de música e dança, você se sente mais confortável.

Se você não for do tipo de pessoa que gosta de dançar, não descarte essa atividade. É importante para quem tem ansiedade se aventurar a fazer coisas novas e perder o medo.

Algumas academias possuem aulas coletivas e circuitos de dança, dizer SIM a essa atividade pode fazer você ter um hábito novo e vários benefícios à saúde.

Com algumas atividades e métodos é possível controlar os sintomas da ansiedade, ainda que seja difícil, aos poucos você vai retomar o controle e saberá como lidar com esse transtorno.

Conhece alguma técnica especial ou exercícios para controlar a ansiedade? Compartilhe conosco! Ficou alguma dúvida? Deixe-nos um comentário.

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS