HomeAcademiaPLANO DE TREINO DE 4 SEMANAS PARA INICIANTES NA ACADEMIA!

PLANO DE TREINO DE 4 SEMANAS PARA INICIANTES NA ACADEMIA!

Iniciar a jornada fitness com um plano de treino de 4 semanas é mais do que uma simples estratégia; é um passo crucial para garantir não apenas resultados visíveis, mas também uma experiência segura, eficiente e prazerosa na academia.

Este guia vai além dos padrões repetitivos e oferece uma abordagem inovadora para maximizar os benefícios do seu treino.

Começar a ser Pratique!
Começar a ser Pratique!

Como deve ser o treino de um iniciante?

É preciso organizar o treino pensando em três momentos, aquecimento, treinamento e desaquecimento para preparar o corpo para progressivamente ir aumentando as cargas de força. “A frequência do treino de um iniciante pode variar entre duas a três vezes por semana com duração de 30 a 45 minutos.

Quantos dias um iniciante deve treinar na academia?

Se for iniciante, você pode reservar dois ou três dias da sua semana para se dedicar e ganhar massa muscular. Segundo Thiago, é possíver ver a diferença no corpo com treinos que trabalham todos os músculos com poucas séries e exercícios.

O que devo treinar primeiro?

O mais recomendável é começar pelo aeróbio e depois fazer a musculação, mesmo para quem busca hipertrofia. De acordo com o professor, em 2013, pesquisadores suecos investigaram o aumento de massa muscular em dois grupos: um que realizava somente a musculação e outro que realizava aeróbico e a musculação.

Pratique Fitness: Tenha uma vida mais alegre e saudável!

Plano de treino de 4 semanas para iniciantes na academia!
Plano de treino de 4 semanas para iniciantes na academia!

Os benefícios incontestáveis!

Segurança!

Evita lesões: Um plano meticulosamente estruturado, com uma progressão gradual, é a melhor defesa contra lesões. A segurança é a prioridade máxima para garantir que cada movimento seja executado com cuidado e consciência.

Postura correta: Orientar a execução correta dos exercícios não apenas previne dores desnecessárias, mas também estabelece uma base sólida para o seu progresso.

Eficiência!

Objetivos claros: Definir metas específicas a cada semana proporciona clareza e direcionamento ao seu treino, transformando-o em uma jornada com conquistas mensuráveis.

Progressão otimizada: Aumentar gradualmente a carga e a intensidade otimiza o desenvolvimento muscular, garantindo que cada sessão contribua para seus objetivos.

Motivação!

Rotina estruturada: Um plano de treino estabelece uma rotina, combatendo a procrastinação e a falta de foco. Compromisso é a chave para manter a consistência.

Diversidade: Explorar diferentes grupos musculares torna os treinos mais dinâmicos, evitando a monotonia que pode levar à desmotivação. Personalização:

Adaptação às necessidades: O plano é como uma peça de roupa feita sob medida, ajustando-se aos seus objetivos, nível de condicionamento e preferências individuais.

Flexibilidade: A possibilidade de conciliar o treino com sua rotina, incluindo descanso e outras atividades, reflete a importância de uma abordagem personalizada.

Dicas para montar o plano!

Consulte um profissional: Um educador físico não é apenas um guia, mas um arquiteto personalizado para a sua jornada fitness. Eles irão ajudá-lo a definir metas realistas, escolher os exercícios certos e determinar a carga ideal.

Comece devagar: Evite a armadilha da sobrecarga inicial. Focar na técnica desde o início não apenas constrói uma base sólida, mas também evita lesões decorrentes de movimentos incorretos.

Varie os exercícios: A monotonia é a inimiga do progresso. Trabalhe diferentes grupos musculares para garantir um desenvolvimento equilibrado e uma experiência mais rica.

Descanse: O descanso é tão vital quanto o treino em si. Permitir que o corpo se recupere entre as sessões evita a fadiga e reduz o risco de overtraining.

Ajuste o plano: A evolução é constante. Ajuste o plano conforme sua progressão e necessidades, sempre contando com a orientação profissional para garantir eficácia e segurança.

Vem ser Pratique!
Vem ser Pratique!

Exemplo de plano de 4 semanas para iniciantes!

Semana 1-2: Fase de adaptação!

Dia 1Treino de Corpo Inteiro: Comece sua jornada com agachamentos, flexões, pull-ups assistidos na máquina e prancha.

Dia 2 – Cardio leve: Opte por uma caminhada rápida ou pedale por 20-30 minutos. O objetivo é aumentar a frequência cardíaca de forma suave, preparando o corpo para desafios mais intensos.

Dia 3 – Descanso ou atividade leve: Permita que seu corpo se recupere ou envolva-se em atividades leves, como uma caminhada tranquila.

Dia 4 – Treino de corpo inteiro: Introduza o deadlift com peso leve, flexões de tríceps, remada com barra e prancha lateral.

Dia 5 – cardio leve: Desfrute de 20 minutos de elíptico ou corrida leve para manter a dinâmica do treino cardiovascular.

Dia 6 – Descanso ou atividade leve: Recupere-se ou envolva-se em atividades leves para manter o corpo ativo sem sobrecarregá-lo.

Dia 7 – Descanso.

Semana 3-4: introdução de mais intensidade!

Dia 1 – Treino de corpo inteiro: Faça agachamentos, flexões, pull-ups assistidos e prancha. Sinta a evolução gradual da sua força.

Dia 2 – Cardio moderado: Incremente a intensidade do cardio com uma corrida leve ou bicicleta por 30 minutos, desafiando seu sistema cardiovascular.

Dia 3 – Descanso ou atividade leve: Dê ao seu corpo tempo para se recuperar ou escolha atividades leves que promovam a mobilidade.

Dia 4 – Treino de corpo inteiro: Eleve a barra para deadlift, flexões de tríceps, remada com barra e prancha lateral. A técnica e resistência continuarão a se fortalecer.

Dia 5 – Cardio moderado: Aumente a duração para 30 minutos no elíptico ou corrida leve, desafiando seu condicionamento físico.

Dia 6 – Descanso ou atividade leve: Mantenha o equilíbrio entre descanso e atividade, permitindo que seu corpo se adapte ao novo nível de intensidade.

Dia 7: Descanso.

Entre em contato com uma unidade Pratique e comece agora mesmo os seus treinos!

Plano de treino de 4 semanas para iniciantes na academia!
Plano de treino de 4 semanas para iniciantes na academia!

Conheça a academia Pratique Fitness!

Conheça uma das nossas unidades!
Conheça uma das nossas unidades!

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS