Perigos da musculação na adolescência

0
186
Cuidados na musculação para gestantes

Você sabia que podem existir vários perigos da musculação na adolescência? Isso mesmo, não é um mito nem exagero. Quando a musculação é feita de modo descontrolado e sem maturidade, o jovem pode sofrer com as consequências.

Afinal, a musculação é um exercício sério, que pode ser muito perigoso devido à grande exigência do corpo para cumprir os exercícios e praticar a elevação de pesos. Além disso, existem um grande envolvimento de distúrbios alimentares e pressão estética sobre quem pratica musculação.

Por isso, o ideal é tomar alguns cuidados para evitar os riscos e perigos da musculação na adolescência. Neste artigo, vamos te mostrar como fazer isso e como ter um treino saudável, apenas com benefícios!

Quais são os perigos da musculação na adolescência?

Todo exercício para jovens apresenta riscos quando praticado de forma exagerada e sem monitoração. Com a musculação não seria diferente. Na realidade, esses riscos podem ser ainda mais agravados devido à resistência e força que são exigidas nos exercícios.

Claro que se exercitar sempre é bom, mas nunca em exagero. É preciso conhecer os limites do próprio corpo e saber a hora de parar para não sofrer com os perigos da musculação na adolescência.

Isso porque os jovens, querendo ou não, são indivíduos mais manipuláveis e que se encantam mais facilmente com a ideia do “corpo perfeito”. Isso pode acabar virando um distúrbio ou obsessão, causando problemas de saúde ainda mais graves.

Além disso, o risco de lesões faz parte dos perigos da musculação na adolescência, pois os aparelhos nem sempre se adequam ao tamanho de cada aluno, e, quando utilizados sem supervisão, podem gerar lesões.

Não somente os aparelhos causam lesões, como o próprio levantamento de peso, esteira e outros tipos de exercício. O risco existe quando, mais uma vez, o adolescente não reconhece os próprios limites e acaba exagerando no treinamento.

Como evitar os perigos da musculação na adolescência?

Se você quer evitar os perigos da musculação na adolescência, saiba que existem alguns cuidados simples que podem, sim, prevenir todos esses problemas. Veja como:

  • A utilização dos equipamentos deve ser sempre bem orientada e monitorada pelo treinador;
  • O aluno deve sempre manter a postura correta durante os exercícios, evitando lesões;
  • O aluno deve respeitar o tempo de intervalo entre as séries, tendo o devido tempo de descanso para recuperar energia;
  • O treinador deve sempre auxiliar para que o aluno use a quantidade de pesos e carga adequados;
  • Respirar corretamente também é muito importante, e o aluno deve evitar prender a respiração;
  • O aluno precisa ter um compromisso com os treinos, praticando a musculação com regularidade;
  • O aluno deve respeitar sua maturidade biológica e dosar adequadamente o treino;
  • Os professores, instrutores ou treinadores devem sempre observar e supervisionar os treinos;

Existem benefícios da musculação na adolescência?

Apesar dos perigos da musculação na adolescência, ela pode sim ser uma atividade cheia de benefícios e até importante para o bom desenvolvimento do adolescente.

Tomando os cuidados necessários, ela se torna uma atividade inofensiva, que pode trazer uma melhora na resistência e na saúde do organismo de uma forma geral, incluindo até mesmo a saúde mental e psicológica do aluno.

Por isso, é extremamente importante tomar esses cuidados e não dar chances para os riscos da musculação.

Conclusão

Por fim, podemos concluir que existem riscos do exercício para jovens, mas eles podem ser evitados com monitoração e maturidade.

Sendo assim, apesar dos perigos da musculação na adolescência, ela pode se tornar um esporte muito benéfico e melhorar a saúde do jovem se for praticada com consciência e cuidado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here