Por que treinar menos traz mais resultado na musculação?

1
1164

Quando decidimos mudar nosso estilo de vida e começamos a realizar exercícios físicos, é comum nos empolgarmos na busca pelo resultado, praticando exercícios em excesso. Porém, o que muitas pessoas não sabem, é que passar tempo demais nas academias pode retardar os resultados. Entenda por que treinar menos traz mais resultado na musculação.

Os erros cometidos ao fazermos musculação são muitos. Nem sempre os profissionais passam todas as informações necessárias.

Movimentos, alimentação, intervalos entre as sérias, dias de descanso e muitos outros fatores interferem diretamente nos resultados finais.

Quanto mais você buscar por informações a respeito dos exercícios físicos, maior será a garantia de que a atividade que está realizando será elaborada de maneira correta.

Um dos maiores erros é a prática excessiva de musculação, praticado por muitas pessoas. Entenda por que treinar menos traz mais resultado na musculação.

Por que treinar menos traz mais resultado na musculação

Tradicionalmente, os treinos elaborados por educadores físicos consistem em sequência demoradas realizadas com a maior carga máxima possível. Porém, foi constato que treinar menos traz mais resultados na musculação.

Estranho pensar dessa maneira, não é? Mas, recentemente, os profissionais e pesquisadores da área revelaram que na musculação menos é mais.

O tempo médio para seu corpo responder melhor aos estímulos gerados nos exercícios físicos vai de 45 a 60 minutos.

Passar horas e horas na academia, todos os dias da semana, ao contrário do que muitos pensam, irá retardar drasticamente todos os resultados.

A partir de uma hora de treino pesado, nossos músculos entram em estado de fadiga, além de o corpo entrar em processo de catabolismo, ou seja, começa a utilizar das próprias reservas para recuperar a energia.

Treinar menos traz mais resultado na musculação porque o corpo tem o tempo de descanso necessário para realizar todas as sínteses essenciais ao desenvolvimento do músculo, recomposição das fibras musculares, etc.

O descanso e sua importância no resultado da musculação

Exercícios em excesso vão prejudicar o seu desenvolvimento na musculação, o descanso traz mais resultados na musculação.

Esse tempo de descanso é necessário para que o nosso corpo consiga realizar a ressíntese de glicogênio e a síntese proteica.

Caso nosso organismo não tenha o tempo de repouso necessário para essas atividades, as fibras dos músculos trabalhados na musculação não conseguirão se regenerar.

O ideal é que uma pessoa que pratique atividade física com frequência espere de 24 a 48 horas para realizar a mesma atividade, assim, as fibras se regenerarão e o músculo não ficará desgastado e sobrecarregado.

Treinar partes diferentes do corpo em dias consecutivos traz mais resultados na musculação, você pode variar entre treinos da parte superior e da parte inferior do corpo, por exemplo.

Consulte um profissional e elabore, junto a ele, uma sequência de treinos que possibilite o descanso dos músculos na musculação.

Treinar menos traz mais motivação

Além do fato de que treinar menos traz mais resultado na musculação, também podemos afirmar que traz mais motivação!

Muitas pessoas não se animam o suficiente para encarar uma rotina que inclua duas horas de musculação, porém, quando você percebe que em apenas 45 minutos consegue ótimos resultados, já começam a considerar a possibilidade.

Outro lado positivo é que treinos mais rápidos se encaixam melhor no dia a dia corrido dos adultos.

Passar o dia trabalhando e depois encarar horas de musculação não é fácil para ninguém, não é mesmo? Mas alguns minutinhos são até prazerosos, muitas vezes diminuem o estresse.

Agora que você sabe que treinar menos traz mais resultado na musculação, converse com seu Personal e elabore o treino mais adequado a sua rotina e ao seu corpo!

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here