Pilates para terceira idade: veja por que praticar?

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Praticar atividade física não tem idade, porém para os idosos é fundamental que você saiba quais atividades são recomendadas, pois o corpo já não se tem mais tanta força que antes, por isso veja porque praticar pilates para terceira idade.

Quando vamos envelhecemos já não temos mais tanta força e disposição como antes, o corpo e a mente começam a regredir de forma lenta, atrapalhando o condicionamento físico e mental dos idosos, por isso é fundamental nunca deixar de praticar atividade física em nenhuma idade, para que não tenha problemas de saúde quando mais velhos.

O pilates é uma técnica de atividade física que é muito recomendado para as pessoas da terceira idade, pois realiza-se uma série de exercícios que ajudam no enrijecimento do corpo, além de fortalecer a memória cada vez mais.

Veja porque praticar pilates na terceira idade

O pilates traz muito benefícios a todas as pessoas, das mais variadas idades. Porém quando se está na terceira idade e se quer manter uma vida com atividade física e total disposição, é necessário procurar meios corretos para estar sempre saudável, sem que tenha algum problema causado pela prática de atividades físicas.

Pois fazer academia pode causar danos ao corpo dos idosos, em que o levantamento de peso e a série de repetição não pode ser eficaz para os praticantes. O pilates surgiu com a proposta de fazer com que os praticantes comecem a dominar seu corpo e exercita-los, sem que agridam o mesmo.

Essa atividade física pode ser praticada no chão ou em equipamentos específicos, para que você desenvolva cada vez mais seu corpo e sua flexibilidade.

E como com a idade vários problemas começam a aparecer, como até mesmo o problema de coluna e de fraqueza nos ossos, praticar o pilates é uma boa alternativa, pois além de ajudar no condicionamento físico evita uma série de problemas de saúde.

Benefícios do pilates na terceira idade

Os benefícios dos pilates são incontáveis para qualquer faixa etária, porém na terceira idade é de extrema importância fazer a prática de uma atividade física que não trabalhe apenas os músculos e sim a saúde psicológica dos praticantes.

Separamos para você uma lista dos benefícios que são atingidos com a prática do pilates.

  • Alivia dores, pois estar na terceira idade e o simples fato de andar mais depressa, sentar e levantar faz com que se sinta dores e o pilates auxilia no melhoramento do condicionamento para fazer essas movimentações.
  • Alivia o estresse, pois como os exercícios físicos, o pilates libera o hormônio da sensação de bem-estar, fazendo com que você se libere e esqueça os problemas, diminuindo o nervosismo.
  • Como na prática tem muitos exercícios que envolvem concentração, acaba prevenindo lesões, melhora a mobilidade e flexibilidade de todo seu corpo, além de dar uma maior percepção dos movimentos corporais.
  • Os sintomas de depressão são diminuídos, pois você estará fazendo um bem para si mesmo.
  • O peso corporal será mantido, pois quando se envelhece é normal ir perdendo massa magra, com a prática do pilates, você consegue manter essa massa.
  • Fortalece os músculos das pernas e das costas, além de auxiliar no controle do diabetes, artrite, artrose e doenças cardiovasculares.
  • Contribui para o aumento da densidade óssea, o que ajuda a não se ter lesões mais facilmente, ter maior equilíbrio com o seu corpo.

Os benefícios de se praticar pilates são positivos, ainda mais quando se chega na terceira idade. O que não se pode fazer é estar idoso e ficar sedentário, sem ânimo para a pratica de qualquer exercício, isso sim fará com que você sinta os sintomas da idade mais fáceis.

Então agora que você já sabe porque praticar pilates para a terceira idade, comece desde já a procurar um local especializado que lhe de o total suporte e confiança para praticar pilates com segurança.

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