HomeExercíciosOs 3 exercícios para ajudar pessoas com Asma

Os 3 exercícios para ajudar pessoas com Asma

Assim como a maioria das pessoas, os asmáticos podem se beneficiar da prática de exercícios físicos. Porém, entre tantas opções disponíveis é importante consultar quais são os melhores exercícios para ajudar pessoas com asma.

Mesmo a asma sendo uma doença que compromete a respiração das pessoas, ainda assim é possível e recomendado que asmáticos pratiquem alguma atividade física. Entretanto, antes de inserir um novo hábito em sua rotina é necessário que você busque orientação médica e se certifique do seu estado de saúde.

Os exercícios físicos devem ser adaptados a necessidade individual de cada pessoa para trazer benefícios. No caso das pessoas com asma um grupo específico de exercícios consegue até mesmo ajudar nos problemas respiratórios e melhorar a qualidade de vida de quem sofre com esse problema.

Confira no conteúdo a seguir, as melhores opções de atividades físicas para asmáticos.

Conheça os 3 exercícios para ajudar pessoas com asma

É muito normal que as pessoas enxerguem os exercícios físicos como um perigo iminente para aqueles que têm problemas respiratórios. A asma, por exemplo, é uma das doenças respiratórias mais comuns que existem, mas não impede que a pessoa leve uma vida normal, e inclusive, se exercite.

A prática regular de exercícios físicos é uma maneira de manter a boa saúde e em muitos casos é um hábito que contribui para um quadro de melhora de pessoas que sofrem de determinadas doenças crônicas.

Para os asmáticos, os exercícios mais benéficos são:

  • Natação

A natação é um esporte que trabalha muito a respiração, e por isso pode ser uma excelente opção para pessoas com asma. Pelo fato, de o exercício ser feito na água a natação é um dos exercícios mais seguros que existem.

Mas, para começar a perceber melhorias no seu sistema respiratório, é necessário manter uma rotina de treino. Praticar natação por 30 minutos algumas vezes por semana é uma frequência moderada que trará muitos benefícios para a sua saúde, sem que você cobre demais da sua condição física.

  • Musculação

A musculação é autorizada para quase todas pessoas, justamente, por ser um esporte adaptável. Para os asmáticos esse exercício além de trabalhar a musculatura corporal, também exercita muito a respiração.

Com auxílio de um profissional monte uma sequência de treino moderada e aos poucos, conforme o seu corpo e organismo comecem a se acostumar vá subindo de nível.

É muito importante lembrar que, você não deve exagerar na hora de malhar ou praticar qualquer outro esporte, pois isso pode piorar a sua condição.

  • Caminhada

A caminha é um exercício leve que pode ser praticado a qualquer hora em qualquer lugar. Geralmente, pessoas com menos experiência no mundo dos esportes costumam começar por essa prática tão simples.

Mas, fazer da caminhada um hábito regular, é uma iniciativa que pode proporcionar diversos benefícios. Para pessoas com problemas respiratórias, essa opção consegue trabalhar de maneira suave o controle da respiração.

Entretanto, prestar a atenção na previsão do tempo é uma necessidade caso você decida correr na rua.

Temperaturas mais baixas podem dificultar a sua capacidade de respiração e isso não é nada bom para asmáticos. Uma boa maneira de contornar essa situação é optar por caminhar em esteiras.

Onde posso praticar esses exercícios?

O mais recomendado, principalmente para iniciantes e pessoas com problemas de saúde, é procurar um ambiente seguro que tenha o auxílio de um profissional, como as academias.

Se você é de Belo Horizonte, vale a pena conhecer a Pratique Fitness. Nas completas unidades da Pratique você poderá iniciar o treinamento de qualquer um dos exercícios para ajudar pessoas com asma citados acima, com uma equipe de profissionais capacitada que te ajudará a alcançar resultados.

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS