Objetivo da musculação na adolescência

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Você sabe qual é o objetivo da musculação na adolescência? A musculação é uma atividade física bastante popular e versátil, que pode ser praticada por todos. Diferente de outros esportes, ela não exige uma habilidade específica e isso é um grande atrativo para a atividade.

No entanto, alguns adolescentes se atraem pela musculação não somente por conta disso, mas também porque o seu foco dos exercícios para jovens é emagrecer ou ter o “corpo perfeito”. E é exatamente aí que mor ao problema.

Neste artigo vamos mostrar qual é o objetivo da musculação na adolescência e quais são os seus perigos, mas também como evita-los para se ter uma experiência saudável e conquistar suas ambições.

Qual o objetivo da musculação na adolescência?

O objetivo da musculação na adolescência, na maioria das vezes, está em alcançar o “corpo perfeito”. Na fase da adolescência, passando pela puberdade, muitos jovens são influenciados por essa imagem.

O que acontece, porém, é que o corpo perfeito não existe e, se alguns cuidados não forem tomados, a musculação pode se tornar um verdadeiro perigo para o jovem despreparado.

Por isso, é preciso ter um certo foco em não exagerar no treinamento, buscando sempre a maneira mais saudável de praticar a musculação.

Com isso, o objetivo da musculação na adolescência passa a ser, única e exclusivamente, a manutenção da saúde do organismo, o desenvolvimento adequado do corpo e a melhora na qualidade de vida.

Pois, apesar de muita gente não saber ou discordar, a musculação pode sim ser um grande benefício para jovens e adolescentes, ou até mesmo para crianças mais velhas.

O importante é saber praticar, não exagerar e poder usufruir do seu treinamento com muita maturidade.

Riscos e benefícios da musculação na adolescência

Como explicamos, o objetivo da musculação na adolescência está muito vinculado aos seus efeitos, que podem ser positivos ou negativos. Para ter uma atividade saudável, é preciso tomar alguns cuidados.

Caso eles não sejam tomados, o aluno pode sofrer com diversos perigos, como por exemplo:

  • Obsessões;
  • Uso de substâncias ilegais;
  • Lesões nas articulações e na coluna;
  • Estresse do esqueleto;
  • Distensões da musculatura;
  • Distúrbios alimentares;
  • Pressão psicológica;

Caso contrário, quando o treinamento for adequado, ele pode se beneficiar com:

  • O aumento da resistência muscular;
  • O aumento da flexibilidade, concentração e força;
  • A melhora da respiração e da circulação sanguínea;
  • A melhora da postura;
  • O alívio do estresse;
  • O alívio dos sintomas de transtornos psicológicos;
  • O aumento do convívio social;
  • A possibilidade de ganhar mais amizades;
  • O aprendizado sobre superar e vencer desafios;
  • O aprendizado sobre os limites do próprio corpo;
  • O maior autoconhecimento e autoconfiança;
  • A melhora do bem-estar e da qualidade de vida.

Como se prevenir dos riscos e efeitos negativos

Como você pôde ver, existem muito mais benefícios do que riscos para a musculação nessa faixa etária, o que fortalece o objetivo da musculação na adolescência.

Para alcançar os efeitos negativos, o aluno precisa ter os treinos bem monitorados e orientados por um profissional e deve aprender a não exagerar, seguindo com cautela regularidade da atividade, além de respeitar os descansos entre as séries.

Com todos esses cuidados, ele com certeza terá uma boa experiência com a musculação e se livrará dos riscos que ela pode oferecer.

Conclusão

Portanto, a musculação pode ser um benefício ou um perigo para o adolescente, dependendo de como ele agir durante os treinos.

Sendo assim, o objetivo da musculação na adolescência é apenas trazer benefícios, proporcionando para os jovens uma atividade que traga muita resistência e auxilie no seu desenvolvimento ao invés de atrapalhar.

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