Está sem tempo de ler? Ouça no player abaixo.


 

Quando falamos sobre musculação e seus 5 benefícios para idosos fica até difícil escolher o que listar. Afinal, essa atividade pode realmente ajudar as pessoas de idade mais avançada a terem um pouco mais de saúde e bem-estar.

Conforme o tempo passa o corpo começa a sentir uma série de alterações. Mas, não pense você que envelhecimento é sinônimo de má qualidade de vida. É possível amadurecer com saúde e os exercícios físicos são parte fundamental disso.

Para que você fique por dentro desse assunto separamos uma lista sobre musculação e seus 5 benefícios para idosos. Será que essa atividade pode ser praticada por pessoas acima de 60 anos?

Musculação E Seus 5 Benefícios Para Idosos – Como A Atividade Ajuda Na Saúde?

A musculação é uma das atividades mais procuradas dentro das academias. Se você também quer saber mais sobre ela e como pode ajudar os idosos a terem maior qualidade de vida, veja essa lista sobre musculação e seus 5 benefícios para idosos.

  • Fortalecimento dos ossos:

Com o passar dos anos os ossos vão se tornando mais frágeis e menos resistentes. Isso ocorre porque existe uma perda óssea muito intensa ligada a velhice.

A musculação, por sua vez, é uma atividade que pode ajudar a tornar o corpo mais forte e resistente. Inclusive, é uma das atividades indicadas para diminuir o risco de fraturas em mulheres entre 50 e 70 anos.

  • Manutenção do peso:

Também é sabido que quando falamos em musculação e seus 5 benefícios para idosos um deles é a manutenção do peso. Com a musculação o idoso se torna mais ativo e diminui os problemas com obesidade.

Doenças cardiovasculares, diabetes e também problemas articulares podem ter relação com o excesso e peso e se agravam com o passar do tempo. Por isso fazer a manutenção é fundamental.

Exercícios Também Ajuda Na Saúde Mental Do Idoso

Embora os fatores físicos sejam os mais comentados, a musculação e seus 5 benefícios para idosos também inclui o fator mental e psicológico. A prática do exercício ajudará a diminuir consideravelmente o nível de estresse.

Alguns estudos apontam que os efeitos podem ser semelhantes aos de antidepressivos, remédios que muitas vezes são receitados para idosos.

É importante saber que exercícios de força ajudam o corpo a liberar endorfina, que é um elemento responsável pela sensação de prazer.

  • Melhora o sono:

Não podemos deixar de comentar sobre o quanto a musculação e seus 5 benefícios para idosos pode ser excelente para melhoria do sono.

Quando o idoso gasta mais energia ele acaba também tendo momentos de descanso mais qualitativos. Isso porque o gasto energético estimula um sono mais tranquilo e profundo.

  • Diminui os riscos de doenças cardíacas:

O coração também fica mais saudável conforme o idoso se exercita, sobretudo quando realiza exercícios de força. Isso é importantíssimo na terceira idade pois, um coração mais forte corre menos risco de sofrer ataques.

Cuidados Essenciais Com A Musculação Para Idosos

Ainda que a musculação e seus 5 benefícios para idosos esteja devidamente esclarecida você também deve se atentar na qualidade das aulas.

Idosos demandam atenção redobrada para não sofrerem quedas e lesões. Por isso é de extrema importância que você escolha uma academia qualificada para atender a esse público.

A Pratique Fitness se tornou uma referência de mercado justamente porque consegue atender diferentes faixas etárias sempre se atentando a demanda de cada grupo. Não é diferente quando o assunto é a terceira idade.

A musculação e seus 5 benefícios para idosos com certeza é uma excelente opção para quem quer deixar de lado a vida sedentária e pretende começar a se exercitar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here