Sabemos que praticar exercícios diariamente pode trazer muitos benefícios para todas as pessoas, já que movimentar o corpo é bom em todas as idades. Mas, para a ginástica para diabéticos vai além dos benefícios convencionais.

Este tipo de exercício para as pessoas que possuem diabetes pode contribuir para o controle da glicemia e, além disso, controlar também possíveis complicações típicas da diabetes.

Continue lendo e entenda os principais benefícios e por que é tão recomendada a ginástica para diabéticos. Veja a seguir:

Principais benefícios da ginástica para diabéticos

A ginástica para diabéticos pode trazer diversos benefícios e ajudar a controlar a glicemia, sendo uma grande vantagem.

Confira os principais benefícios desta pratica para as pessoas que possuem diabetes:

  • A pratica de exercícios contribui para diminuir a taxa de açúcar no sangue;
  • Faz com que a função das células do pâncreas seja melhorada;
  • Permite que a insulina entre com mais facilidade no corpo, fazendo com que a resistência corporal à essa substancia seja diminuída;
  • Melhora a saúde dos pés e das mãos dos diabéticos, já que a prática de exercícios faz com que a circulação do sangue seja mais eficiente;
  • Ajuda a fortalecer funções essenciais do corpo, como a cardíaca e a respiratória. Além de fortalecer os músculos do corpo;
  • Contribui para o emagrecimento, o que também contribui para o controle da diabetes.

Mas, apesar da ginástica para diabéticos ser algo muito benéfico, é preciso estar ciente que o resultado dos exercícios não é imediato. Ou seja, é preciso manter uma prática regular ao longo da vida, que trará os benefícios e fará com que eles sejam cada vez mais notados fisicamente e internamente.

Com o passar do tempo, a intensidade dos exercícios deve ser aumentada, para que o condicionamento do corpo seja treinado e melhorado.

Como evitar que ocorra a hipoglicemia durante a ginastica para diabéticos?

Para evitar que ocorra a hipoglicemia durante a prática de exercícios, é preciso se alimentar antes de iniciar a prática. Mesmo que o alimento ingerido seja um simples suco de laranja, o importante é não se movimentar quando estiver de estômago vazio.

Escolha também sempre praticar seus treinos na parte da manhã, logo após se alimentar. Isto por que, quando alguém que possui diabetes se exercita a noite, a chance de sofrer uma hipoglicemia durante o sono é muito grande.

Beber água com frequência também pode contribuir para que ginastica para diabéticos aconteça de forma saudável, pois proporciona hidratação para o corpo e, dessa forma, mantendo o nível de açúcar igual.

Como praticar ginastica sendo diabético?

As pessoas que sofrem de diabetes, apesar de precisarem tomar alguns cuidados, podem praticar qualquer exercício físico normalmente.

Mas, antes de iniciar a prática de exercícios, é preciso sempre checar o nível de glicemia no sangue e se certificar de que ela não esteja acima de 250, mostrando que assim, a diabetes esta controlada.

Caso a pessoa possua algum tipo de ferimento em seus pés, é recomendado que sejam feitos exercícios de menor impacto, como andar de bicicleta.

Além disso, outros exercícios que podem ser recomendados são pequenas caminhadas e corridas, pilates, dança e outros exercícios em grupo.

Exercícios praticados sozinho são pouco recomendados, já que pode acontecer algum episódio de hipoglicemia e não haver ninguém por perto para ajudar, caso for necessário.

Como vimos, a ginástica para diabéticos é algo que pode acontecer normalmente, sem que hajam empecilhos. Desde que os índices de glicemia sempre estejam controlados e os cuidados necessários com a saúde estejam em dia, para uma atividade saudável.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here