Como funciona a musculação no esporte? Mas espera aí, musculação já não é um tipo de esporte? Talvez, essa dúvida não seja só sua, muitas pessoas compartilham do mesmo pensamento equivocado.

Mas, nos dias de hoje, isso é completamente normal, pois muitas pessoas incentivam a prática de esporte através da musculação, o que consequentemente, gera essa associação.

Mas calma, a musculação ainda é e sempre foi fonte de exercícios físicos, o que também, sempre gerou e gera benefícios a quem prática. Não é à toa que tal atividade é usada para melhorar o desempenho de muitos esportistas.

Como funciona a musculação no esporte?

No esporte, a musculação entra como uma espécie de suplemento e até mesmo tratamento. Muitos jogadores de futebol, por exemplo, utilizam ela para fortalecer músculos, ganhar mais condicionamento e porte físico, tratar lesões, enfim, usam a musculação para uma série de funções.

Outras modalidades esportivas que utilizam a musculação para alcançar os objetivos é o halterofilismo, onde os atletas precisam levantar o maior peso possível. Existem também os fisiculturistas que utilizam a musculação para causar a hipertrofia, que nada mais é do que o aumento e definição do músculo.

E existem outras séries de esportes que podem utilizar a musculação como complemento. Temos o ciclismo, corrida e até mesmo natação. No geral, a grande maioria dos esportes existentes utilizam a prática. Entendeu como funciona a musculação no esporte?

Entendi como funciona a musculação no esporte, mas porque não é um esporte?

Agora que você entendeu como funciona a musculação no esporte, entenda que ela não é considerada um esporte, pois não envolve competição. Aliás, você sabe a definição de esporte para entender o que se encaixa, ou não?

A musculação é considerada por muitos, um tipo de esporte. No entanto, a definição é bem ampla, mas basicamente, esportes envolvem movimentos físicos, técnicas que favorecem o desempenho, regras, presença de adversário, grau de competição e objetivos.

Quando você está na academia, por exemplo, pegando o seu peso, fazendo seu treino de braço ou de perna, você não está competindo com ninguém. Você está no seu ritmo em busca de um objetivo singular.

Agora, em uma partida de futebol ou em uma corrida com o intuito de competição, por exemplo, a situação já é bem diferente e pode ser caracterizada como esporte.

Há garantia de benefícios na musculação?

Claro que há, se não, a pergunta como funciona a musculação no esporte”, seria totalmente sem sentido. Não é à toa que muitos profissionais utilizam a modalidade para ter a garantia de bons resultados, como por exemplo:

  • Melhora a postura corporal

A prática de musculação fortalece a musculatura que sustenta a coluna, melhorando a postura e diminuindo as dores nas costas por exemplo.

  • Diminui a quantidade de gordura

Quando a musculação é praticada de forma regular, intensa e acompanhada de uma alimentação saudável, o corpo passa a queimar mais gordura e aumentar a massa muscular.

  • Tonifica os músculos

A tonificação dos músculos é uma das “consequências” visíveis da prática da musculação. A tonificação acontece devido à perda de gordura, aumento da massa muscular e fortalecimento da musculatura.

  • Aumenta a densidade óssea

A musculação aumenta a densidade óssea, ou seja, torna os ossos mais resistentes, diminuindo as chances de fraturas e desenvolvimento da osteoporose, que é comum em pessoas mais idosas e mulheres na menopausa.

  • Melhora o condicionamento cardiorrespiratório

Quanto mais intensa foi a musculação, maior é o trabalho do coração, garantindo maior condicionamento cardíaco e respiratório.

Gostou de saber como funciona a musculação no esporte? Comente o que achou e compartilhe.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here