Está sem tempo de ler? Ouça no player abaixo.


 

A hérnia de disco é uma lesão vertebral, causando pressão dos nervos da coluna, prejudicando a área lombar, tendo fortes dores desconforto. No entanto, existem exercícios para o tratamento de hérnia de disco, que poderá minimizar mais as dores trazendo bem-estar e qualidade de vida

A causa de a pessoa estar com hérnia de disco, pode ser a má postura, sedentarismo, desgastes, sobrepeso, esforço físico, idade avançada, histórico familiar da doença, lesões na região, tabagismo e desgastes. Em geral, tudo isso podem provocar essa doença, portanto, é importante se prevenir.

Veja algumas atividades para o tratamento de hérnia de disco

  • Pilates

O pilates é recomendável para aqueles que sofrem de dores nas costas. Pois, esse exercício aumenta o fortalecimento dos músculos, abdômen e das costas, minimizando o desequilíbrio muscular. Outro ponto, é que envolve o trapézio, que são os músculos responsáveis pelos movimentos da cabeça, ombro e diafragma, aumentando a flexibilidade e resistência do indivíduo.

  • Yoga

É uma atividade essencial para obter equilíbrio entre o corpo e a mente. Deste modo, melhora a postura e a pessoa ganha mais flexibilidade.

  • Hidroginástica

É recomendada para todas as pessoas, por ser feito na água, a hidroginástica fortalece os músculos, protegendo as articulações e melhora o alongamento do corpo, além de perder peso.

Para você que tem hérnia de disco, e frequenta a academia, veja alguns cuidados que deve tomar.

  • Treine sentado: evite treinar sentado, faça exercícios em pé ou deitado, sempre contraindo o abdômen.
  • Aeróbico: Antes de praticar exercícios como a corrida e a natação, faça um trabalho de resistência, por exemplo, se o exercício escolhido for a bike, evite deixar a coluna em 90°.
  • Ângulo no banco: não deixe que o banco fique a 90°, pois pode causar uma compressão de disco.
  • Rotação de tronco: fique atento aos exercícios que exigem rotação de tronco, ao invés disso, pratique exercícios isométricos.
  • Exercícios livres: evite exercícios como agachamento, pegar pesos, stiff e outros similares, pois pode agravar mais ainda sua lesão.

Sendo responsável por grande parte das doenças da coluna, a hérnia de disco, causa dores, diminuição da mobilidade. Boa parte dos casos é tratada por um fisioterapeuta. E para você que não tem hérnia de disco, veja algumas dicas de prevenção.

Postura: Mantenha o alinhamento do seu corpo, deste modo, procure fazer exercícios que melhora sua postura, sendo uma delas o pilates.

Salto alto: você que ama um salto alto, é bom evitar o uso frequente, pois eles aumentam a curvatura natural na coluna lombar.

Peso ideal: fique atento ao seu peso, pois a obesidade pode causar sobrecarga na coluna.

Pratique atividades físicas: fazendo diariamente, auxilia no fortalecimento dos músculos do abdômen e na região lombar.

Movimentos repetitivos: evite fazer movimentação que repetem tempo todo, pois podem causar lesões no lombar.

Tratamento de Hérnia de Disco

Infelizmente, a hérnia de disco é uma doença que não tem cura, impedindo de o indivíduo realizar alguma tarefa do dia-a-dia. Contudo, para que possa aliviar essas dores, o tratamento pode ser feito por meio de exercícios e é necessário procurar um ortopedista para fazer as devidas orientações.

Com vimos acima, os exercícios são essenciais para melhorar os sintomas. Visando, a estabilidade da coluna e promovendo relaxamento e a sensação de alívio.

Mas vale lembrar, que antes de fazer qualquer atividade física, é importante que passe primeiro por uma avaliação do seu médico e instrutor, para que cada atividade para auxiliar o tratamento de hérnia de disco seja realizado de acordo com sua condição.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here