A qualidade de vida na terceira idade vem aumentando consideravelmente, e com isso é possível presenciar uma onda de envelhecimento saudável.
Por isso que a prática de atividades físicas, musculação e exercícios aeróbicos não devem ficar restritas somentes aos corpos jovens. Diversas doenças são evitadas pelo idoso que frequenta a academia constantemente.
Portanto, esse artigo tem como objetivo falar mais sobre a academia na terceira idade, e como o envelhecimento saudável deve ser buscado por todas as pessoas.
Envelhecimento saudável: idosos vivendo cada vez mais
De acordo com o IBGE, no ano de 2018, a expectativa de vida no Brasil subiu para 76 anos. Isso se deve à diversos hábitos saudáveis que começaram a ser implementados pelas pessoas da terceira idade.
A prática de exercícios físicos ajuda no combate de doenças como a diabetes, depressão, alzheimer, ansiedade, entre muitos outros, além de aumentar consideravelmente o bem estar de alguém.
E por serem pessoas idosas, a realização de atividades física se torna muito mais importante, já que nessa fase a saúde se torna fragilizada.
Por isso, ver que os idosos estão frequentando mais academias e espaços de atividades físicas, é um bom sinal de que o envelhecimento saudável só tende a crescer ao longo dos anos.
Vantagens da academia na terceira idade
Veja a seguir algumas das principais vantagens da academia para o idoso que busca um envelhecimento saudável:
-
Autoestima física e psicológica
A prática de exercícios físicos para pessoas da terceira idade é extremamente benéfica, tanto para o corpo, quanto para a mente.
Pessoas que frequentam a academia constantemente, além de terem mais qualidade de vida, também melhoram a sociabilidade, já que precisam interagir com outras pessoas.
-
Tonificação dos músculos
A perda de massa muscular na terceira idade é um dos motivos que fazem a prática de exercícios ser tão importante.
Idosos que se exercitam constantemente possuem maiores chances de obterem um corpo forte e saudável, longe de doenças e imunidade baixa.
-
Impede problemas respiratórios e cardiovasculares
A prática de exercícios fortalece a capacidade respiratória e evita doenças cardiovasculares, o que é algo muito importante para quem está na terceira idade.
Idosos que praticam atividades físicas respiram melhor e raramente possuem doenças cardíacas.
-
Fortalecimento da estrutura óssea
Com a chegada da terceira idade, é muito comum que os ossos de pessoas idosas fiquem mais fragilizadas.
Por isso, aqueles que se exercitam constantemente amenizam essa perda óssea, além de evitarem a temível osteoporose.
-
Aumento da coordenação motora
Quem se exercita a todo momento possui um maior controle sobre seu corpo. Isso é vantajoso para pessoas da terceira idade, pois com a coordenação motora elevada, o risco de quedas e desequilíbrio cai bruscamente.
-
Otimização do cérebro
Exercícios físicos também são ótimos para manter um cérebro ágil e saudável, pois trabalha constantemente com as funções cognitivas.
Isso pode evitar demências, perca de memória ou até mesmo enfraquecer a terrível doença de Alzheimer.
Envelhecendo bem e com saúde
No texto acima, você conheceu mais sobre a importância da atividade física nas academias para pessoas da terceira idade, e o quanto isso influencia para um envelhecimento saudável.
A prática de exercícios é fundamental em qualquer idade, mas no caso de pessoas idosas isso se torna algo muito mais vantajoso, pois impede diversas doenças que costumam chegar nessa fase.
Por isso, é importante que esses veteranos de vida continuem indo à academia e inspirem outras pessoas que ainda não saíram do sedentarismo. Dessa maneira teremos muitos jovens sendo os idosos saudáveis de amanhã.
E então, gostou de saber mais sobre o envelhecimento saudável por meio da academia? Aproveite e leia mais textos disponíveis no blog e não deixe de digitar o seu comentário abaixo.