Se você está se perguntando sobre como fazer musculação na gravidez, veio ao lugar certo! Temos algumas dicas importantes para que você consiga se exercitar com segurança, e aproveite todos os benefícios dessa atividade física!

Praticar atividades é importante para qualquer pessoa, em qualquer período. Mas, para as mulheres grávidas isso se torna ainda mais essencial.

Afinal de contas, o corpo está passando por uma série de mudanças e precisa de suporte para se manter sempre saudável. E saber como fazer musculação na gravidez é uma das estratégias mais assertivas para ajudar o seu corpo a se manter saudável e ativo.

Dicas essenciais de como fazer musculação na gravidez

Embora manter uma rotina ativa e uma boa alimentação seja orientação comum dentro dos consultórios, quando estamos falando de uma gestante os exercícios físicos demandam um bom acompanhamento profissional.

Embora muitas mulheres considerem a musculação uma atividade arriscada, a verdade é que ela pode trazer inúmeros benefícios para o corpo, e até mesmo ajuda a preparar a mulher para o momento mais esperado: o parto!

  • Acompanhamento profissional:

A primeira dica essencial que podemos dar sobre como fazer musculação na gravidez é justamente que você busque por orientação de um profissional.

Não é nada aconselhável que a mulher simplesmente pegue alguns pesos e comece a se exercitar por conta própria. Contar com a orientação de alguém qualificado pode ser a grande diferença para a sua segurança e bem-estar.

Posso fazer exercícios de alto impacto durante a gestação?

Esse é com certeza outro ponto de atenção. Quando você se pergunta sobre como fazer musculação na gravidez, deve entender que exercícios que demandem muita força ou causem grande impacto físico precisam ser evitados.

  • Diminuição da carga:

Um dos pontos importantes é que você diminua a carga que está acostumada a usar nos aparelhos de musculação. Isso porque, ainda que seja importante se exercitar, você não deve fazer atividades muito pesadas.

O seu abdômen precisa receber pouquíssimo esforço. E quando fazemos força com os braços e as pernas, essa é a região que é diretamente afetada. Então tenha parcimônia na hora de levantar peso.

Qualquer atividade física na gestação só deve ser feita mediante orientação médica!

Outra questão importante sobre como fazer musculação na gravidez é que a mulher não deve começar a se exercitar sem comunicar o seu médico. Existem alguns casos em que é necessário o repouso total, e qualquer esforço deve ser evitado.

Nesses casos, a gestante não deve se arriscar, e, portanto, deve se manter longe das academias conforme indicações de seu médico. Caso ele libere para fazer atividades físicas durante a gravidez, então a mulher preciosa ter atenção com a frequência e carga.

  • Evite exercícios supinos:

Podemos dizer que uma das dicas mais importantes sobre é essa aqui! Evite ao máximo as repetições que demandam posição supino, quando você se deita com a barriga para cima.

Isso, além de causar incomodo, faz com que você sofra uma contração abdominal que pode lhe trazer desconforto. E também pode resultar em uma queda de pressão no momento em que se sentar ou levantar.

Não deixe de se alongar! Prepare o seu corpo para a atividade física!

O seu corpo está passando por um verdadeiro turbilhão de mudanças. Com isso, você deve evitar esforços repentinos! Então, na hora de se perguntar fazer atividades físicas na gravidez, saiba que é importantíssimo se alongar.

Assim você desperta os músculos para as atividades que estão por vir, e evita lesões e dores que podem comprometer a sua rotina e bem-estar. Essas são as nossas dicas de como fazer musculação na gravidez. Sabendo se cuidar, você terá excelentes benefícios.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here