Como funciona a ginastica aeróbica

4
14463

A crescente busca por melhora da qualidade de vida e da saúde faz com que muitas pessoas busquem informações sobre como funciona a ginastica aeróbica.

A ginastica aeróbica é uma modalidade de atividades que gastam mais calorias em nosso corpo, fazendo assim com que o praticante mobilize suas reservas, que geralmente são de gorduras e glicose, para fornecer energia, ciclo este que leva ao emagrecimento.

Existem várias atividades que são consideradas exercícios aeróbicos como: caminhada, corrida, dança, andar de bicicleta, natação, hidroginástica, step, jump, entre outros.

Como funciona a ginastica aeróbica em nosso corpo

O exercício aeróbico utiliza o oxigênio, por serem exercícios de um maior impacto e e que necessitem de uma maior quantidade de oxigênio no nosso corpo ele estimula os pulmões e o coração a trabalharem mais rápidos para levar este oxigênio para os músculos.

Isto demanda um aumento na demanda energética que o nosso corpo está acostumado a utilizar e por isso passa a usar as reservas de energia existente neles, que seria a queima do tecido adiposo.

Por isso a pratica continua desta modalidade de exercícios induz a perda de peso e é tão procurada pelas pessoas por este motivo.

São um conjunto de atividades que procuram sempre exercitar todas as partes do corpo e geralmente são acompanhadas por músicas que ajudam a animar os praticantes.

Estudos comprovam que a pratica de exercícios aeróbicas funcionam tanto para uma perda de peso mais significativa quanto para a melhora da saúde de uma forma geral. Além de contribuir para a melhora de outros sistemas como o motor, psíquico e social, elevam também a autoestima e motivam seus praticantes a continua-lo.

 

A relação da ginastica aeróbica com a saúde

A pratica de atividade física aeróbica melhora mito o funcionamento do nosso organismo, algumas vantagens dela são:

  • Aumenta a queima de gordura pelo nosso corpo;
  • Para pessoas com os níveis de colesterol LDL e triglicérides elevado, a pratica de atividades aeróbias auxilia e muito na redução dos mesmos;
  • Para hipertensos a pratica de exercícios que gastam mais energia ajudam na manutenção de pressão arterial em níveis normais;
  • É uma grande aliada para quem procura perder peso;
  • A redução de peso acarreta em inúmeros benefícios no nosso corpo, amentando a disposição e melhorando a saúde de um modo geral;
  • O sedentarismo é um dos fatores que mais contribuem para o aparecimento de doenças consideradas crônicas (doenças que não possuem cura, somente tratamento ao longo de toda vida);
  • A obesidade e o estilo de vida considerado não saudável são um dos maiores responsáveis pelo grande aumento dos números de câncer em todo o mundo;

Quem pode praticar ginastica aeróbica e como ela funciona

Todas as pessoas que estejam dispostas a mudar seus hábitos de vida e sair do sedentarismo podem praticar a ginastica aeróbica.

Porem vale sempre lembrar que toda regra possui sua exceção.

É fundamental que a pessoa que possui interesse em praticar este tipo de atividade física verifique sua condição de saúde. É preciso consultar seu médico regularmente e o mesmo autorizar a pratica é importante.

Pessoas que portam algumas doenças podem não ser indicadas para a pratica de ginastica aeróbica e assim, precisam procurar outra alternativa para sair do sedentarismo.

Conversar sempre com o médico e o profissional de educação física para não correr riscos e alcançar seus objetivos é essencial, estes são profissionais capacitados para a correta avaliação do tipo de exercício adequado para o seu bio tipo.

Do mais a ginastica aeróbica funciona para todas as idades, sexos, gestantes (acompanhadas por um profissional) e se mostra uma grande aliada para a melhoria da qualidade de vida de um modo geral.

 

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here