É possível praticar exercícios em excesso? Conheça os riscos!
Atualmente, 80% dos adolescentes são considerados sedentários. Os dados são da Organização Mundial da Saúde e refletem conexões preocupantes, afinal, o sedentarismo causa muitas doenças e complicações. Mas e no extremo oposto: o exercício excessivo também é ruim?
O tempo mínimo de exercício físico sugerido pela OMS é de 150 minutos de atividades moderadas ao longo da semana ou 75 minutos de exercícios intensos por semana.
Quais são os principais riscos de excesso de exercício?
O excesso de exercícios físicos provoca alterações na produção de hormônios, aumento da frequência cardíaca mesmo durante o descanso, irritabilidade, insônia e enfraquecimento do sistema imunológico.
Quais são as causas do excesso de exercícios físicos?
O treino em excesso pode também causar problemas em diferentes órgãos, como coração e fígado, e sistemas do organismo, entre eles o locomotor e o circulatório. Além disso, pode estar relacionado a problemas neurológicos, como depressão, estresse e agressividade.
O que é o excesso de exercícios?
não há uma quantidade excessiva que possa ser considerada padrão para todas as pessoas: O excesso é a quantidade de exercícios a mais do que cada pessoa está acostumada. Por isso, deixa de ser overtraining quando a pessoa aumenta o treinamento de forma cadenciada e não bruscamente.
Pratique Fitness: Tenha uma vida mais alegre e saudável!
Exercícios em excesso: o outro lado da moeda!
Se os índices de sedentarismo são preocupantes, o overtraining (exercícios em excesso) também precisam de atenção.
Quando há grande ansiedade na busca pelo “corpo perfeito”, algumas pessoas exageram e não respeitam o período de descanso necessário que o corpo precisa após qualquer atividade, seja uma caminhada ou exercício intenso.
Além de sobrecarregar as articulações e grupos musculares, o overtraining também pode causar insônia, perda de apetite, estresse e até depressão.
Outro risco do exercício excessivo é a vigorexia, um distúrbio que gera uma visão distorcida de si mesmo e cria uma obsessão com a autoimagem. As pessoas com vigorexia, embora fortes e musculosas, consideram-se magras e fracas.
Além de piorar outros transtornos mentais, a condição também pode levar a insuficiência hepática e renal e problemas venosos.
Pratique Fitness: a opção perfeita quando o assunto é academia!
O caminho do equilíbrio: exercitar-se com qualidade!
A falta e o excesso de exercícios são nocivos à saúde e podem acarretar diversos problemas. Portanto, o caminho mais adequado é o do equilíbrio.
Encontrar uma atividade que se adapte ao seu estilo de vida, seja musculação, ioga, pilates ou outra, é o primeiro passo para ser conquistado pelos exercícios.
Para quem não tem tempo nem dinheiro para ir à academia todos os dias, uma dica é incorporar o movimento ao seu dia a dia. Atitudes simples, como substituir gradativamente o elevador por escadas, podem fazer toda a diferença.
Entre em contato com uma unidade Pratique e comece agora mesmo os seus treinos!